Inscrições abertas para o exame de certificação para conclusão do Ensino Fundamental

Prova tem como público-alvo os alunos matriculados no Módulo II da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, realizará o Exame Municipal do Ensino Fundamental de Rio das Ostras – EMEFRO. A ferramenta poderá conceder certificação de conclusão no Ensino Fundamental aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. As inscrições para participação na iniciativa iniciam nesta quinta-feira, dia 22. Os critérios e procedimentos para realização da prova estão disponíveis no Edital 02/2023 (Diário Oficial Edição 1578).

O EMEFRO será realizado nos dias 11 e 12 de julho. Nesta primeira edição, a prova tem como público-alvo os alunos matriculados no Módulo II da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes terão até o dia 30 deste mês para realizar a inscrição, que devem ser efetivadas na própria unidade escolar. A participação no exame não é obrigatória.

O exame é elaborado pela Gerência de Avaliação Educacional da SEMEDE. “O objetivo da prova é contribuir para a redução da defasagem escolar, possibilitando a conclusão do Ensino Fundamental e a melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, destacou a coordenadora-geral do Núcleo de Gestão Pedagógica, Valéria Bragança.

INSCRIÇÕES – A inscrição deverá ser feita pelo próprio aluno, se maior de idade, ou pelo responsável legal em caso de estudantes menores de 18 anos, mediante o preenchimento da ficha disponível no Edital 02/2023.

Os candidatos deverão apresentar documento de identificação com foto no ato da inscrição. Os alunos com deficiência, transtornos ou outras condições específicas deverão solicitar atendimento especializado para as adaptações necessárias à realização do exame.

As Unidades Escolares enviarão as inscrições realizadas para o setor de Gerência de Avaliação Educacional junto com a relação nominal dos alunos inscritos, sinalizando os possíveis casos que necessitem de atendimento especial.

A PROVA – O processo avaliativo do EMEFRO será composto por uma redação e duas provas objetivas, cada uma com 25 (vinte e cinco) questões de múltipla escolha. O exame terá como base o Referencial Curricular de Rio das Ostras – RECRO e abordará as áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

A SEMEDE disponibilizará material para estudo como apoio para os participantes através da plataforma E-VIRTU@L Aluno, contendo os conteúdos que serão exigidos.

APROVAÇÃO – Será considerado apto o aluno que atingir pontuação mínima de 50% nas avaliações objetivas e 50% na redação. Caso o estudante não obtenha a pontuação mínima em uma das etapas, não alcançará a certificação.

O aluno que obtiver pontuação mínima será automaticamente aprovado no ano de escolaridade/fase em que estiver matriculado, sendo considerado concluinte do Ensino Fundamental por meio de Certificado emitido pela Secretaria.