Inscrições abertas para curso de letramento matemático voltado à alfabetização

Formação é destinada aos professores regentes e demais profissionais da Educação

A qualificação no ensino da Matemática continua em pauta em Rio das Ostras. A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer oferta, aos professores e profissionais, o curso “Vencendo as dificuldades para alfabetizar: letramento matemático”. As inscrições estão disponíveis na Plataforma da Formação Continuada. A capacitação será em formato híbrido com carga horária total de 40h, sendo 16h presenciais e 24h de atividades complementares (on-line).

A formação promoverá estratégias que possibilitem o desenvolvimento do processo de aquisição da matemática e do raciocínio lógico, propiciando reflexões que levem aos alunos a compreenderem a construção do sistema de numeração decimal, desenvolvendo a fluência nas quatro operações e ampliando a compreensão para resolução de problemas.

O público-alvo do curso são todos os professores regentes (Anos Iniciais e Finais), agentes escolares, professores orientadores e professores orientadores pedagógicos.

A primeira atividade presencial será realizada na próxima terça-feira, dia 30. Os encontros acontecerão mensalmente,das 18h às 20h, no auditório da SEMEDE, de acordo com o cronograma a seguir:

30/05 – Aula 1: Senso numérico, letramento matemático e ambiente matematizador. Princípios de contagem: construção do número.

27/06 – Aula 2: Sistema de Numeração Decimal (SND);

11/07 – Aula 3: Sistema de Numeração Decimal (SDN);

22/08 – Aula 4: Estratégias de ensino: adição e subtração;

26/09 – Aula 5: Estratégias de ensino: multiplicação;

24/10 – Aula 6: Estratégias de ensino: divisão;

21/11 – Aula 7: Interpretação e elaboração de problemas;

12/12 – Aula 8: Avaliação.

INSCRIÇÕES – Os interessados deverão realizar as inscrições acessando a página da Formação Continuada disponível no Portal da Educação (https://educacao.riodasostras.rj.gov.br).

Para ter acesso às inscrições, o servidor precisa estar com o login ativo na plataforma Jubarte, o cadastro ativo/atualizado no E-Cidade, de acordo com a função que exerce na escola e ainda realizar o cadastro do cursista no primeiro acesso/login na página da Formação.

Para mais informações ou esclarecimentos, a equipe da Gerência de Formação Continuada estará à disposição por meio do e-mail: formacao@edu.pmro.rj.gov.br.