Feira de Matemática e Eco-Ostras estão com inscrições abertas

Eventos têm como objetivo estimular e expor a produção científica das Unidades Escolares no Município de Rio das Ostras

Estão abertas as inscrições para a 1ª Feira de Matemática – FEMATRO e a 7ª Feira Eco-Ostras, eventos promovidos pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer – SEMEDE. As escolas da Rede Pública de Ensino já podem acessar os editais, que contêm orientações e links para o cadastro dos trabalhos realizados pelos alunos para que possam integrar às atividades.

Ambas as ações visam incentivar, a partir da pesquisa científica, o desenvolvimento da visão crítica a respeito das problemáticas existentes na sociedade e a proposição de potenciais soluções. As feiras vão reunir e expor a produção científica já realizada nas Unidades Escolares em todas as áreas do saber. Os trabalhos escolares serão selecionados após a exposição na própria Unidade.

A sugestão é que as unidades promovam uma única feira que congregue todas as Áreas do Conhecimento e todos os anos de escolaridade a fim de facilitar a participação nos eventos e promover a produção de trabalhos científicos em todas as disciplinas.

Orienta-se, ainda, que os alunos sejam estimulados a elaborarem propostas para a solução de
problemáticas que serão temáticas dos eventos de cada Unidade Escolar. As comissões organizadoras estão disponíveis para apoiar, esclarecer e orientar, em caso de dúvidas, pelos e-mails fematro@edu.pmro.rj.gov.br e ecoostras@edu.pmro.rj.gov.br.

Poderão se inscrever, com apenas um projeto, estudantes de escolas públicas, matriculados regularmente do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação de Jovens e Adultos – EJA. A inscrição deve ser feita pela Unidade Escolar.

1ª Feira de Matemática de Rio das Ostras – FEMATRO: o evento, que terá como tema “o Fantástico Mundo da Matemática”, está previsto para o dia 04 de julho, aberto para a visitação.
As inscrições estarão abertas até o dia 09 de junho.

7ª Feira Eco-Ostras: nesta edição, o evento terá como tema “Soluções Práticas para a Sustentabilidade Diária”. A feira está prevista para o dia 2 de setembro e será aberta para visitação. As inscrições estarão abertas, até o dia 31 de julho.

Premiações – Em cada feira, os três melhores trabalhos (por categoria), conforme os critérios estabelecidos, serão premiados. Haverá ainda premiações para os trabalhos com maior relevância ambiental, social, tecnológica, saúde e inovação.

Além disso, três projetos poderão ser selecionados para participarem da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, da Fundação CECIERJ (FECTI).