Escola realiza metodologia de sala de aula invertida em atividade sobre o tempo

Alunos da Escola Fazenda da Praia Municipalizada foram protagonistas no processo de aprendizagem

As formas de medir o tempo ao longo da história foram abordadas de forma inovadora e participativa na Escola Fazenda da Praia Municipalizada, no bairro Mar do Norte. Os alunos da turma 501 desenvolveram o tema por meio da metodologia “sala de aula invertida”, em que o estudante é incentivado a ser protagonista de seu processo de aprendizagem. A iniciativa resultou em exposição dos trabalhos e envolvimento das equipes e demais alunos.

A ideia de realizar a “sala de aula invertida” surgiu após os alunos demostrarem curiosidade sobre o assunto. “Por ser uma turma participativa e que ama trabalhar com essa metodologia, colocamos as mãos à obra. Os alunos trouxeram informações além do esperado, como Calendário Pataxós, Relógio do Sol, Relógio da Vela e a Ampulheta. E para valorizar esses trabalhos, realizamos uma exposição que teve a visitação da equipe pedagógica e dos demais alunos. Temos que valorizar e incentivar nossos alunos, pois a educação é o caminho certo”, contou a professora Rita de Cássia.

A metodologia de sala de aula invertida foi uma das reflexões trazidas pelo curso “Descomplicando a Matemática”, oferecido aos profissionais da Rede Pública de Ensino de Rio das Ostras. “Esta foi uma experiência que deu certo. As crianças deram um show com a mediação da professora para que a pesquisa ficasse melhor distribuída”, disse a coordenadora de Anos Iniciais, Ivanise Daniel, que visitou a exposição.

Sala de aula invertida – o foco da metodologia é fazer o estudante adquirir conhecimentos de forma mais autônoma. Assim, o professor tem o papel de orientar o roteiro de estudos do aluno, conduzir discussões sobre os temas em sala de aula, propor a realização de projetos e atividades relacionadas e trazer pontos complementares para o assunto. Na sala de aula invertida, o estudante é estimulado ser protagonista e o professor é orientador no processo de aprendizagem do estudante.

Descomplicando a Matemática e Descomplicando a Língua Portuguesa – os cursos são voltados para os professores do 5º ano. As inscrições para as qualificações presenciais ainda estão disponíveis no portal da Educação, na Plataforma da Formação Continuada.

O objetivo dos cursos é potencializar o processo de ensino-aprendizagem e estimular o compartilhamento de práticas e saberes entre os docentes. São realizadas oficinas para o desenvolvimento de competências e habilidades que apresentaram menos êxito na Avaliação Diagnóstica do Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras – SAERO. Também serão abordados os descritores contemplados nas Matrizes de Referência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB.

Ambas as formações acontecem na modalidade presencial, no Colégio Municipal Professora América Abdalla, às terças-feiras, das 18h às 21h, conforme os cronogramas disponibilizados.