Encontros Formativos investem em qualificações para os servidores

Rodada de formações foi realizada com 28 atividades presenciais

Os servidores da educação de Rio das Ostras tiveram mais uma rodada de aprendizados e aperfeiçoamentos. Durante uma semana, os Encontros Formativos promoveram diversas atividades presenciais de qualificação que vão refletir diretamente no trabalho desenvolvido com os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.

Ao todo, foram 28 formações ofertadas, entre palestras e oficinas, em seis polos diferentes. As atividades seguem até a noite desta segunda-feira, dia 31. As qualificações abordaram  temas como inclusão, inteligência e cuidados emocionais, saúde vocal, educação antirracista, técnica de desengasgo em crianças, primeiros socorros, segurança e bem-estar dos estudantes, educação ambiental, Biodanza, entre outros.

“Buscamos uma programação diversificada que atendesse às demandas dos diversos cargos participantes. Foi uma semana muito positiva com diversos novos aprendizados voltados para os servidores. Essas ações possibilitam momentos de reflexão, descontração e novos conhecimentos, que resultam diretamente na melhoria do ambiente escolar”, ressaltou a gerente de Formação Continuada, Alessandra Tanos.

O monitor escolar Vitor Saraiva destacou a importância da integração entre os servidores durante os encontros. “Os cursos disponibilizados têm somado bastante para o meu aprendizado e conhecimento como profissional e pessoa. É muito bom poder encontrar outros colegas monitores e de outros cargos também. Está sendo uma oportunidade muito interessante de interação, proporcionando um crescimento conjunto”, disse.

Já a Auxiliar de Creche Michelle Gomes reafirma a contribuição dos cursos na rotina de trabalho. “Os cursos vieram em um momento excelente. Todas as qualificações vão contribuir com a nossa atuação dentro da educação. Estou muito agradecida. Foi uma semana intensa de muitos aprendizados”, reiterou.

Nesta edição, os profissionais do cargo de Auxiliar Educacional, que atuam no acompanhamento, desenvolvimento de atividades pedagógicas e inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial, tiveram programação exclusiva devido às demandas diagnosticadas nas funções desempenhadas.

“Toda e qualquer informação na área de inclusão agregam valores a nossa formação. Pudemos, principalmente, aprender sobre como encarar melhor nossa rotina, compartilhar estratégias e dicas com os demais colegas através de nossas próprias experiências e relatos. Percebemos que todos os profissionais da escola necessitam estar engajados e envolvidos no processo da inclusão para que tenhamos melhores resultados com nossos alunos”, destacou a Auxiliar Educacional Mary Jane.