Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado as Unidades Escolares

A data homenageia Monteiro Lobato e recorda a importância do hábito da leitura desde os primeiros anos de vida

Roda de leitura, contação de histórias e confecção de livros fizeram parte das atividades desenvolvidas para comemorar o dia 18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil – e dia do nascimento do escritor Monteiro Lobato, pioneiro na produção de livros para o público infanto-juvenil, nesta terça-feira, 18.

A Emília, personagem saída diretamente dos contos do Sítio do pica-pau Amarelo esteve, nos dois turnos, na Escola Municipal Sr. João Batista Gomes da Cruz, em Nova Cidade, levando seu bauzinho de tesouros! Lá dentro, histórias e mais histórias para a criançada! De acordo com a gestora da Unidade, Beatriz Teixeira, Emília fez parte das comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil na Unidade. “Tivemos a Emília com a professora Mara, de manhã, e a professora Natercia, à tarde. Também tivemos a cabana da leitura com a professora Vanilda”, destacou Beatriz.

PAINEL INTERATIVO – Na Escola Municipal Enedina Fidelis Moreira, os pequenos também tiveram estímulo à leitura durante todo o dia. Um painel interativo, com a frase ‘Ler é dar asas a imaginação’, feito em parceria pela professora Juliana Guimarães e a Auxiliar Educacional Etieli, fez a alegria das crianças. “As servidoras lançaram a ideia na Escola e todos aderiram”, afirmou a gestora da Unidade, Elizângela Lopes. “Lembramos do nosso querido Monteiro Lobato! Levamos as crianças e os livros para fora da sala de leitura e eles puderam ler e manusear as obras”.

OFICINAS LITERÁRIAS – A biblioteca da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel foi palco para uma oficina literária muito especial! A mediadora de Leitura Dayana de Souza deu início ao projeto ‘A pílula falante da Emília’. “Sempre buscamos, através da mediação de leitura, trabalhar gêneros literários de forma dinâmica e divertida e, dessa vez, a reapresentação da Emília – a boneca de pano – alcançou alunos de 6º ao 9º ano por toda escola”, explicou.

Durante todo o mês de abril, as turmas de 6º ano da Escola Municipal Padre José Dilson Dórea vão participar da ‘Oficina do Imaginário’. Proposta da mediadora de leitura Viviane de Andrade, o intuito é de colaborar com a melhoria do processo de leitura dos alunos. A partir de uma sequência didática, que inclui conversas informais e leituras dramatizadas, dentre outras ações, eles experimentarão um mundo de mistérios e descobertas presentes nas obras do Sítio do Picapau Amarelo.

LEITORES VIRAM ESCRITORES – Na Escola Municipal Trindade, localizada em Cantagalo, os alunos do segundo ano da professora Sara Correia, confeccionaram um livro em sala de aula. Cada um escolheu uma temática e fez a sua própria história.

LEI – O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado pela Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002. E é o reconhecimento à importância da literatura voltada às crianças.