Alunos realizam 1ª edição do Exame Municipal do Ensino Fundamental de Rio das Ostras

Provas foram aplicadas a 173 estudantes do Módulo II da EJA

Os alunos do Módulo II da Educação de Jovens e Adultos (EJA) realizaram, nesta semana, a 1ª edição do Exame Municipal do Ensino Fundamental de Rio das Ostras – EMEFRO. A prova foi aplicada a 173 estudantes, que, em caso de aprovação, receberão certificação de conclusão no Ensino Fundamental.

Com olhos atentos e concentração intensa, o exame foi realizado durante o horário de aula, possibilitando a ampla participação dos estudantes. “O saldo da primeira edição do EMEFRO é bastante positivo. Com o exame, damos um importante passo para a redução da defasagem escolar, possibilitando a conclusão do Ensino Fundamental e a melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, destacou a coordenadora da Gerência de Avaliação Educacional, Melissa Colecto.

O processo avaliativo do EMEFRO foi composto por uma redação e duas provas objetivas, cada uma com 25 (vinte e cinco) questões de múltipla escolha. O exame teve como base o Referencial Curricular de Rio das Ostras – RECRO e abordou as áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Será considerado aprovado o aluno que atingir pontuação mínima de 50% nas avaliações objetivas e 50% na redação. Caso o estudante não obtenha a pontuação mínima em uma das etapas, não alcançará a certificação.

O aluno que obtiver a pontuação mínima será considerado concluinte do Ensino Fundamental por meio de Certificado emitido pela Secretaria.