Workshop propõe utilização de material reciclável em atividades artísticas com alunos

Conheça o ‘Abaporu pisando na areia da praia’, uma releitura da obra da artista plástica, Tarcila do Amaral, ‘Abaporu’

Esse trabalho foi realizado na última terça-feira, 22, em um workshop para os profissionais da Educação Inclusiva do Município, no Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras – CEDRO.

De acordo com a coordenadora da Educação Inclusiva, Zuleika Zanuzzio, o encontro teve como principal objetivo orientar os professores quanto ao trabalho com as habilidades e potencialidades de cada aluno para a construção das peças para a exposição do projeto IncluArte, que começa a ser desenvolvido nas Unidades Escolares.

A coordenadora explica, ainda, que o workshop foi o ‘pontapé inicial’ de preparação para a quinta edição do projeto IncluArte. “Em 2022, para preparar a equipe que orientará os alunos público-alvo da educação inclusiva na produção das obras, a coordenação de Educação Inclusiva promoveu o encontro, cujo objetivo é fazer com que os professores da Educação Especial experimentem o processo de produção das artes para a mostra”, afirmou.

O workshop teve como tema o Centenário da Semana de Arte Moderna e focou na produção de peças em 3D, com o uso de materiais variados. “O uso de materiais que antes iriam para o lixo, servindo como ferramenta para a confecção dessas peças e de outros produtos para a educação especial, configura-se em um mundo de possibilidades para o trabalho dos professores, num processo em que ganham os alunos e mestres como também ganha o meio ambiente”, ressalta a psicopedagoga Nathalia Ferreira.