Unidades Escolares recebem investimento em Robótica e Cultura Maker

Desde 2019, a Prefeitura de Rio das Ostras tem investido em materiais para desenvolver o pensamento computacional

e a cultura maker nos alunos da rede municipal de ensino. Para isso, foram adquiridos com verba própria 55 kits de Lego WeDo para atenderem estudantes do 1º a 5º ano de escolaridade.

Em 2021, foram comprados 50 kits do Lego MINDSTORMS EV3 para o atendimento dos alunos de 6º a 9º anos e para a formação de professores.

De acordo com o secretário municipal de educação, esporte e lazer, Maurício Henriques, as aquisições trazem mais possibilidades de aprendizagem e desenvolvem nos alunos habilidades essenciais para o futuro, como os conceitos de STEAM, Cultura Marker, Robótica e programação.

“Alguns dos kits chegaram no início deste ano, mas devido a pandemia de Covid-19 e ao ensino remoto, só puderam começar a ser utilizados em sala de aula no retorno presencial. E, para capacitar nossos professores, desde agosto, o departamento de Formação Continuada tem ofertado curso específico para a utilização com os alunos”, explica.

KITS – O Lego WeDo 2.0 é uma solução de aprendizagem que se baseia na investigação para fornecer a confiança para os alunos fazerem perguntas, encontrarem respostas e resolverem problemas do cotidiano. Já o Lego Mindstorm EV3 é um bloco inteligente programável que controla motores e sensores, além de proporcionar a comunicação sem fios, também auxiliando na construção do pensamento computacional e no estímulo à criatividade para o desenvolvimento de soluções.

MAIS INVESTIMENTO – A partir de todo trabalho desenvolvido e através de um edital, a Fundação FIRST®️ e a Walt Disney Company selecionaram 4 Unidades Escolares de Rio das Ostras para receber conjuntos da LEGO®️ Education, formação de professores e participação da equipe nos programas FIRST®️ LEGO®️ League Discover, destinado aos alunos de Educação Infantil, e FIRST®️ LEGO®️ League Explore, destinado aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

As escolas municipais Alberto Jorge, Nelzir Pereira Melo e João Bento receberam três kits de blocos de montagem. As escolas João Bento e Dom Bosco receberam kits WeDo 2.0 e dispositivos Cromebook para que sejam estimulados a serem mais investigativos e construírem o conhecimento por meio de suas vivências, de recursos lúdicos, softwares, entre outros.

Como explica a coordenadora responsável pelo Departamento de Tecnologia Educacional, Suelen Mota, o pensamento computacional e a Robótica fazem parte do dia a dia dos alunos da rede. Em 2020, no ensino remoto, a abordagem da Robótica e da Cultura Maker que era vivenciada em escolas-polos foi ampliada e as atividades foram disponibilizadas na plataforma EVIRTU@L Aluno. Segundo a servidora, todo mês, os alunos dos segmentos – Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e EJA – tem novas atividades de diferentes temas nas áreas de descobertas de inovação e pesquisa, curiosidades, mão na massa e programação.

FIRST LEGO LEAGUE E DESAFIO PLAY MAKERS – Para participar do desafio e para reforçar o aprendizado baseado em experiências, desafios e criações em equipe com os conceitos de STEAM, os professores participam de formações continuadas como o curso ‘Iniciação à computação na Educação Básica – Wedo’.

“Professores da rede participaram de cursos formativos de inovação pedagógica e já estão vivenciando as práticas em sala de aula com montagem e linguagem de programação com conjunto WeDo 2.0, da Lego Education. Essas atividades impulsionam a pesquisa, a criatividade, o trabalho em equipe, o desenvolvimento do pensamento computacional e construção de soluções de forma colaborativa tornando o processo de aprendizagem significativo”, destacou Luemy Ávila, que coordena o trabalho no município.

O programa foi desenvolvido com o intuito de incentivar a educação e o ensino da robótica nas escolas públicas do Brasil. Serão subsidiados 290 times novos na categoria FIRST®️ LEGO®️ League Discover (3 a 6 anos) e 18 times novos e 11 times antigos no programa FIRST®️ LEGO®️ League Explore (6 a 10 anos) para competirem no desafio PLAY Makers.