Unidades Escolares passam por processo democrático para escolha de gestores

Eleição direta para diretores gerais e adjuntos acontece de 6 a 9 de março

Toda a comunidade escolar de Rio das Ostras deve se mobilizar nos próximos dias para a escolha dos gestores das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino do município. Depois de alguns meses de processo eleitoral, que contou Avaliação de Conhecimentos, de caráter eliminatório e apresentação do Plano de Gestão da Unidade Escolar, agora, nos dias 6 a 9, acontece a eleição direta dos diretores gerais e adjuntos para os próximos anos.

De acordo com a Coordenadora da Comissão Especial para o Processo Eleitoral, Waldinéia Barbosa,  o edital 11/2022 – que dispõe sobre o processo seletivo – especifica bem o momento da eleição.

Segundo o documento, a eleição direta será realizada nas Unidades de Ensino da Rede Municipal, das 7h30 às 17h30 nas Unidades que funcionam com dois turnos, e das 7h30 às 20h nas Unidades que funcionam com três turnos. O edital traz detalhamento ainda de quem poderá votar: membros do magistério e demais servidores públicos efetivos lotados na Unidade,  alunos com idade mínima de 12 anos e regularmente matriculados e frequentes, responsáveis legais de alunos menores de 12 anos, portando documento de identificação oficial com foto, alunos público-alvo da Educação Especial com a garantia de acesso a informações e disponibilização de recursos humanos e de comunicação acessíveis ou seu responsável, quando este não tiver o necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil.

As Unidades da Região Rural devem ter suas eleições nesta segunda-feira, 6 de março. As Escolas Municipais Trindade, Henrique Sarzedas e Enedina Fidélis Moreira receberão os eleitores de 7h30 às 17h30, já a Escola Municipal Profª Marinete Coelho de Souza  tem eleição de 7h30 às 20h.

As escolas da Região Norte terão votação na terça-feira, 7 de março, e as Escolas Municipais Padre José Dilson Dórea, Simar Machado Sodré, Ondina Pinto Marcondes, Inayá Moraes D’Couto, Alberto Jorge, Nilton Balthazar,  Profª Rosângela Duarte Faria, Ary Gomes de Marins, José de Oliveira Martins, Creche Municipal Dona Lina e a Creche Escola Municipal Rosa Ribeiro Pinheiro – “Tia Didi” recebem os votantes de 7h30 às 17h30. A Escola Estadual Municipalizada Fazendas Reunidas Atlântica e a Escola Municipal Mônica de Andrade Ribeiro (antigo Acerbal) tem eleição de 7h30 às 20h.

A votação nas escolas da Região Central acontecem no dia 8 de março, de 7h30 às 17h30 na Creche Municipal Almira Rosa de Souza – “Dona Cota”, na Creche Valdira Flausino Rodrigues e nas Escolas Municipais Nelzir Pereira Mello, Elson Pinheiro, Prefeito Paulo Pinheiro, Ernestina Jorge Pereira, Francisco de Assis Medeiros Rangel, João Bento Duarte Neto e Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras José Eduardo Marchon de Oliveira.

No último dia de eleição, quinta-feira, 9 de março, as Escolas da Região Sul que recebem os eleitores, de 7h30 às 17h30, são as Escolas Municipais Alzir David Pereira, Rio das Ostras, Maria Teixeira de Paula, Prefeito Cláudio Ribeiro, Neli Aparecida Tâmara Luiz, Jerônymo Mendes da Costa, CIEP Mestre Marçal Municipalizado, Vereador Pedro Moreira dos Santos, Prefeito Célio Sarzedas, Escola Estadual Dom Bosco Municipalizada e a Creche Municipal Dona Senhorinha. A Escola Municipal Sebastião Loubach (antigo Cidade Praiana) e a Escola Municipal Fany Batista Esteves permanecem abertas até às 20h para receber os eleitores.