Seminário da Alfabetização fomenta reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem

Evento reuniu mais de 400 profissionais em dois dias de palestras

Fomentar reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem dos alunos e compartilhar conhecimentos: assim foi o II Seminário de Alfabetização de Rio das Ostras. O evento, realizado nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17, reuniu mais de 400 profissionais da educação em uma programação composta por palestras que mostraram novas possibilidades do letramento e do ensino da matemática na prática.

Com o objetivo de valorizar o processo de formação continuada dos professores, o Seminário proporcionou interação e engajamento entre os profissionais presentes. “Essa foi uma experiência renovadora que vai acrescentar muito na nossa atividade educacional do dia a dia, além de poder reencontrar muitos amigos, o que é muito emocionante. Esses momentos de ensinamentos atualizam nossos saberes e a nossa prática e, assim, ajudamos nossos alunos”, comentou a professora Elaine Rosalino, professora do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras.

Nesta edição, a temática do evento foi voltada para o ensino da matemática, com a utilização de jogos e dinâmicas, além do letramento dos alunos. Com auditório lotado e olhos atentos, as palestras compartilharam conceitos, exemplos e desafios em sala de aula, sob os comandos do Prof. Dr. Pedro Nogueira de Marins, da Prof.ª Dra. Elizabethe Gomes Pinheiro, do Prof. Dr. Calebe Motta e da Prof.ª Dra. Jonê Carla Baião.

Fotos: Tomás Ieker Costa

“É uma sensação maravilhosa poder ter acesso aos professores e conseguir passar um pouquinho da nossa experiência e da nossa bagagem de sala de aula. O objetivo é sempre trazer um momento de reflexão, pensar onde estão as nossas lacunas e como nós, profissionais da educação, podemos encantar os nossos alunos”, ressaltou a palestrante Elizabethe Gomes Pinheiro.

Conquistas – O Seminário de Alfabetização, destinado aos profissionais dos Anos Iniciais (do 1° ao 5º ano), consolidou as ações realizadas pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, como o projeto “Tô Dentro” e reforço escolar ofertado no contraturno, para o resgate da aprendizagem dos alunos no pós-pandemia, com ênfase na aquisição da leitura e da escrita.

“Todo o trabalho que vem sendo realizado nesse ano, no pós-pandemia, é importante e necessário. Foi um ano muito complexo, mas estamos todos felizes com os resultados alcançados, em especial com as turmas de 1º ano, pois quase todos esses alunos já estão alfabetizados. Parabéns, professores, vocês merecem esses resultados positivos. A alfabetização é o primeiro passo e estamos cuidando dessa etapa com muito carinho”, destacou o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques, no fechamento do evento.

A coordenadora do evento, Elaine Ieker Costa, comemora os resultados do seminário. “Quando imaginamos o seminário, pensamos em uma ação para reforçar todas as iniciativas realizadas e trazer reflexões e mais energia para aprimorar nossas atividades para o ano que vem”, disse.