Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reúne centenas de alunos em feiras e oficinas

Ação fomenta conhecimento e protagonismo estudantil, abordando temas sobre sustentabilidade e pesquisa matemática

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras foram destaque na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Município. O cronograma de feiras e oficinas, promovidas entre os dias 17 e 20, reuniu centenas de alunos e professores em trabalhos sobre sustentabilidade, pesquisa matemática, evolução e soluções tecnológicas. O objetivo foi incentivar o protagonismo estudantil na promoção, investigação e inovação científica e tecnológica no município.

Os dois primeiros dias de feiras foram realizados na Praça José Pereira Câmara – Centro com grandes exposições abertas ao público. Os eventos proporcionaram o compartilhamento de conhecimentos e alternativas para desafios sociais, gerando integração entre unidades escolares e evidenciando a capacidade criativa dos estudantes.

A 7ª edição da Feira Eco-Ostras: soluções práticas para a sustentabilidade diária, realizada no dia 17, fomentou o desenvolvimento do pensamento científico dos estudantes com trabalhos que abordaram diversas vertentes do tema proposto.

“Essa feira tem um papel muito importante na dinâmica das escolas porque ela motiva os professores e alunos à iniciação e à pesquisa científica. Muitos projetos bacanas foram apresentados. Esses trabalhos visam não somente à questão ambiental, mas abrangem toda uma questão social. É uma feira muito relevante para nós educadores”, comentou a professora orientadora, Camilla Portes.

Já a 1ª Feira de Matemática de Rio das Ostras – Fematro, iniciativa inédita no Município, trouxe a pesquisa matemática de forma lúdica e divertida, engajando os participantes do evento em diversos jogos e desafios.

“Aqui pudemos compartilhar questões e temas sobre matemática. Eu aprendi, por exemplo, sobre a ponte de Wien, mesmo sabendo que essa matéria não é fácil de aprender e eu pude aprender aqui. Foi um dia inteiro aprendendo coisas novas. E quando não estamos aprendendo, estamos ensinando aos outros alunos, o que abre muitas portas para nós”, disse o aluno Benício Felizola, premiado com medalha de bronze na última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep).

Os trabalhos expostos na Eco-ostras e Fematro foram avaliados por uma comissão julgadora. Ao final dos eventos, os alunos destaques foram premiados com troféus e medalhas pela categoria concorrente e dentro de critérios como criatividade, inovação e relevância regional. Três produções foram selecionadas para a Fecti – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro.

Finalizando o cronograma de atividades, o Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe) promoveu oficinas de autômatos, de Programação We Do, EV3, Desplugado, além de contação de histórias e exposição de trabalhos com soluções tecnológicas e científicas desenvolvidas por alunos.