Secretaria de Educação terá novo espaço para Gestão Pedagógica

Em menos de um mês, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, entrega mais um espaço destinado à comunidade escolar do Município

A segunda-feira, 17, promete! Na data, a prefeitura municipal inaugura o novo prédio destinado ao Núcleo de Gestão Pedagógica, na rua Santa Catarina, 155, na Extensão do Bosque, a parir das 15h30.

Para o secretário municipal de Educação, Maurício Henriques, é uma honra de convidar aos munícipes para a inauguração do Núcleo de Gestão Pedagógica, que agora é realidade no município. “O setor pedagógico tem espaço próprio e lei que o regulamenta. Estamos muito felizes com esse ganho para a Educação!”, ressaltou o gestor.

Com mais de 10 espaços destinados para as equipes pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras e previsão de salas e ambientes adequados para a Formação Continuada dos profissionais da Educação, o NUGEPE tem por finalidade fomentar e promover ações pedagógicas que possibilitem a inserção de práticas educacionais com abordagem inovadora, tecnológica, interdisciplinar e socioemocional, como destaca a gerente do Núcleo, Valéria Bragança.

“O Nugepe é constituído trabalhos entrelaçados no dia a dia do fazer pedagógico. O Acompanhamento Pedagógico assessora as equipes de gestão escolar através de sugestão de estratégias que contribuam para o desenvolvimento integral dos estudantes, a Formação Continuada promove e estimula o contínuo aprimoramento dos profissionais da Educação, proporcionando reflexões sobre suas práticas, a Tecnologia Educacional desenvolve ações alinhadas às políticas públicas federais, estaduais e municipais de implementação, gestão e manutenção das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e, por fim, a Avaliação Educacional elabora, implementa e acompanha os processos avaliativos sistêmicos da aprendizagem dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, de acordo com o descrito no Referencial Curricular de Rio das Ostras – Recro”, afirmou.

As ações do Núcleo, ainda de acordo com a gestora, são pautadas pela política educacional do município prevista no Plano Municipal de Educação – PME, considerando a autonomia pedagógica das Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino de Rio das Ostras.

SEMANA DE COMEMORAÇÕES – Entre os dias 17 a 21 de outubro a sede do Nugepe abrigará a programação da 19º Semana Nacional de Ciência e Teccnologia – SNCT e a edição 2022 da Feira EcoOstras – Uma nova forma de Olhar! Dentre as atrações, palestras quizes e exposição de muitos trabalhos dos alunos da Rede Municipal. Confira a programação no Portal da Educação e reserve um horário para participar desta grande festa da ciência e da sustentabilidade!