SAERO Final é aplicado nas Unidades Escolares para traçar estratégias para 2023

Alunos concluem aplicação das provas que avaliam o desempenho e geram índices sobre o aprendizado

O ciclo de aplicações do Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras – SAERO está em fase de finalização nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino. Nesta semana, os alunos concluem as provas do SAERO Final, encerrando a terceira edição da avaliação que mede o aprendizado ao longo do ano letivo. Com os resultados dos testes, é iniciado o alinhamento de estratégias para 2023, buscando novas melhorias na qualidade da educação através das análises obtidas.

A coordenadora da Gerência de Avaliação Educacional do Núcleo de Gestão Pedagógica, Melissa Colecto de Mattos, conta que as aplicações aconteceram de forma digital e impressa. “As provas do 4º ao 9º ano foram lidas pelos alunos nos tablets e a marcação das respostas em cartão-resposta impresso. Já as turmas de 1º ao 3º ano fizeram a prova exclusivamente na versão impressa. Nas avaliações do 1º ao 9º ano, os alunos responderam a questões objetivas de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de situações-problema. Há ainda a avaliação individual dos alunos do 1° e 2° ano, com questões centradas na produção da escrita de palavras, frases e textos e na aquisição da leitura.”, explicou.

Ainda de acordo com a coordenadora, a parceria entre professores, mediadores e equipes escolares foi essencial para aplicação das provas em toda a Rede Municipal. “Contamos com a efetiva participação dos mediadores de tecnologia nesse processo, que garantiram que os tablets estivessem devidamente carregados e com os arquivos das provas previamente baixados. Além disso, as avaliações coletivas foram feitas pelo próprio professor da turma. O lançamento das notas tem também a participação dos professores regentes”, ressaltou.

Todos os resultados serão lançados no Sistema de Formação e Acompanhamento Pedagógico. “A partir dos resultados obtidos, a meta é usar estes dados para implementar políticas que venham suprir as necessidades verificadas e melhorar os índices da educação no município”, concluiu Melissa.

TRÊS EDIÇÕES – O SAERO é composto por três avaliações desenvolvidas ao longo do ano letivo. A primeira, a Avaliação Diagnóstica, é aplicada no início do ano letivo e tem a finalidade de auxiliar professores e gestores no planejamento de intervenções iniciais, tendo em vista as informações obtidas sobre os conhecimentos e habilidades dos alunos.

A segunda, a Avaliação de Percurso, é aplicada no final do primeiro semestre, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos alunos, avaliando o quanto conseguiram evoluir ao longo do primeiro período.

Já a Avaliação Final permite verificar o processo de crescimento do aprendizado e a consequente qualidade da educação nas unidades escolares.

O SAERO – O Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras (SAERO) foi implantado em 2007 e consiste em uma avaliação sistêmica em larga escala, censitária e de proficiência. As avaliações auxiliam no estabelecimento de metas de desenvolvimento educacional, promovem a melhoria ininterrupta da gestão pedagógica e administrativa das instituições municipais de Ensino, através da formação profissional contínua.