Rio das Ostras participa do seminário de Sistema de Justiça e Educação Inclusiva

Evento foi realizado em Macaé e reuniu gestores municipais

O município de Rio das Ostras marcou presença no seminário regional “Sistema de Justiça e Educação Inclusiva – Desafios e Perspectivas”. O evento, realizado em Macaé, reuniu membros do Ministério Público, representantes da Defensoria Pública e gestores da Educação de Carapebus, Quissamã, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu e da cidade sede.

Em dois dias de seminário, 13 e 14 de dezembro, os gestores municipais colaboraram para construção de políticas públicas que aprimorassem a inclusão dentro do contexto educacional. O secretário municipal de Educação, Esporte e Lazer, professor Maurício Henriques Santana, destacou a importância da integração das cidades para a discussão da temática.

“Precisamos sim discutir de forma regional e fortalecer essa parceria entre os municípios. Todos nós conhecemos os desafios da prática da educação inclusiva e, através da integração, trabalho em conjunto e do conhecimento técnico, conseguiremos avançar”, ressaltou Maurício.

Também representaram o município riostrense os integrantes das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, membros dos conselhos da Criança e do Adolescente e da Pessoa com Deficiência, além de servidores das equipes de Supervisão Escolar, da Coordenação de Educação Especial e diretores escolares.

Durante o seminário, o município apresentou a palestra “A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) sob ótica da Educação, Saúde e Assistência”, abordando o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial.

“Foi um momento enriquecedor de troca de experiências em que foi possível dimensionar os avanços de nosso município, tendo como parâmetro o trabalho desenvolvido nos municípios vizinhos. Foi uma oportunidade de debatermos acerca da educação inclusiva e da educação especial sob essa perspectiva. Também debatemos sobre a importância da intersetorialidade para que possamos continuar avançando na garantia do direito à educação, não apenas considerando o acesso e permanência, mas sim, assegurando acesso, permanência e qualidade”, destacou a diretora da Escola Municipal Inayá Moraes D’Couto, Andreia Paula.