Rio das Ostras fica em 1º lugar no SAEB na Baixada Litorânea

Rio das Ostras figura entre os primeiros municípios do Estado na listagem feita a partir das maiores médias apresentadas pelas Redes Municipais de Ensino na avaliação nacional!

O resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 foi divulgado na tarde desta sexta-feira, 16, pelos técnicos do Ministério da Educação – MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, em Brasília.

Dentre os 92 municípios fluminenses, Rio das Ostras aparece em 5º lugar nos dados referentes às médias dos Anos Iniciais, que compreendem do 1º ao 5º ano de escolaridade, com 6,2 de média e em 7º lugar nos Anos Finais, de 6º a 9º ano, com a média de 5,5.
Os resultados do município são positivos, inclusive quando os impactos da pandemia de Covid-19 são levados em consideração e, ainda assim, houve aumento na média alcançada nos Anos Finais da Rede Municipal de Ensino.

As planilhas com as médias de cada município, separada por segmento, estão disponíveis no Portal do Inep (http://inep.gov.br). Na página é possível consultar as notas referentes à proficiência aferida na avaliação e as taxas de aprovação das Unidades Escolares.

RESULTADOS – As avaliações foram aplicadas entre 8 de novembro e 10 de dezembro de 2021, em mais de 72 mil escolas públicas e privadas do país. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb adicionadas às taxas de aprovação aferidas no Censo Escolar compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e são utilizados para monitorar o desempenho das escolas e das Redes de Ensino.