Rio das Ostras faz eleições híbridas de Conselhos Escolares do período 2022 – 2024

A Resolução 021/2021, da Secretaria de Educação de Rio das Ostras, permitiu a realização de eleições no formato

híbrido (online e presencial) dos Conselhos Escolares que têm os mandatos dos atuais membros encerrados em 2021. Com retorno das aulas presenciais nas escolas, esse órgão colegiado faz-se ainda mais necessário para a utilização das verbas municipais e federais para a adequação dos espaços físicos das unidades diante da nova realidade. Na quarta-feira, 24, foram eleitos os conselheiros da Escola Municipal Francisco de Assis Rangel Medeiros para o período de 2022 a 2024.

Parte importante da gestão compartilhada, o Conselho é formado pela representação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar, como alunos, professores, pais ou responsáveis, funcionários, professores, gestores e moradores do bairro. De acordo com os integrantes do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Rio das Ostras – GAFGE/RO, a participação nesse órgão colegiado é uma oportunidade das famílias poderem se envolver ativamente nas tomadas de decisões nas escolas dos seus filhos, acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores.

Entre as funções dos conselheiros escolares estão ainda a deliberação sobre as normas internas e o funcionamento da escola, a participação na elaboração do Projeto Político-Pedagógico, a análise de questões encaminhadas pelos diversos segmentos, a fiscalização da execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da unidade e a mobilização da comunidade escolar para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação.

Outras Unidades da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras também iniciaram o processo de eleição de conselheiros escolares. Para mais informações sobre como participar do Conselho Escolar, é necessário entrar em contato com a gestão da Unidade Escolar.