Referencial Curricular da Rede de Ensino é publicado no Jornal Oficial

Feito a muitas mãos de professores da Rede, o documento pretende ser um balizador do trabalho dos professores

Através da Resolução 14/2022, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer institui oficialmente a implementação do Referencial Curricular de Rio das Ostras – RECRO, publicado no Jornal Oficial 1480, da última sexta-feira, 12.   

O documento com mais de 450 páginas traz os conteúdos mínimos para o ensino fundamental – Educação Infantil e do 1º ao 9º ano de escolaridade – e assegura formação básica comum dos mais de 20 mil alunos matriculados nas Unidades Escolares de Rio das Ostras. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases – LDB e confirmado pela diretora do Núcleo de Gestão Pedagógica, Valéria Bragança, os currículos tem a base nacional comum e são complementados pela parte diversificada referente às características locais e regionais do município”, destacou.   

Construído com a colaboração de todos os professores da Rede Municipal, o documento aborda, especificamente, na Educação Infantil, os campos de experiência ‘Eu, o nós e o outro’, ‘Corpo, Gestos e Movimentos’, ‘Traços, sons, cores e formas’, ‘Escuta, fala, pensamento e imaginação’ e ‘Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações’, que perpassam pela interdisciplinaridade, apesar de cada um deles desenvolver um aspecto importante na aprendizagem da criança.

Já para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, o documento destaca o estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas. A argumentação, a interação com produções culturais, tecnologias de informação e comunicação possibilitam a ampliação da compreensão de si mesmo, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza.

Para facilitar o acesso ao RECRO, o documento está disponibilizado em pdf, na aba Educadores, no Portal da Educação, http://riodasostras.rj.gov.br