Rede Municipal conquista ouro, prata e quatro bronzes na 17ª edição da OBMEP

Bom desempenho dos alunos garantiu, ainda, 35 menções honrosas de participação

A soma entre alunos talentosos com profissionais empenhados e projetos de qualidade resultou em mais uma excelente performance da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. O resultado da 17ª edição da iniciativa, divulgado nesta semana apresentou o desempenho do município neste ano da competição, com seis medalhas conquistadas entre um ouro, uma prata e quatro bronzes. A rede recebeu, ainda, 35 menções honrosas de participação.

Das seis medalhas conquistadas, o ouro foi para o aluno Bryan Magno Viana de Albuquerque Silva, do Ciep Brizolão 349 Mestre Marçal; e a prata foi para o estudante Kaua França de Santana, da E. M. Nilton Balthazar. Já as premiações de bronze somaram quatro ganhadores: Benicio Felizola de Freitas, E.M. Vereador Pedro Moreira dos Santos; Gustavo Tonassi Scherrer, Escola Municipal Professora Rosangela Duarte Faria; Alana Vitoria Arruda dos Santos, E.M. Francisco de Assis Medeiros Rangel e Samuel Maia Andrade de Souza, E.M. Vereador Pedro Moreira dos Santos.

A coordenadora de Matemática do município, Lilian Benhame, destaca a importância das conquistas após o período da pandemia. “Tivemos um excelente resultado, com 6 medalhas, visto que estamos vindo de uma pandemia que gerou grande defasagem de conteúdos e habilidades”, comentou.

OURO COM EUFORIA – O medalhista de ouro, Bryan Magno Viana de Albuquerque Silva, é estudante 7º ano do Ciep Brizolão 349 Mestre Marçal. “A medalha de ouro foi resultado de muito esforço e dedicação, junto com a minha família. Estou muito feliz. Vou continuar estudando para as próximas provas”, disse o aluno.

A diretora da unidade escolar, Lúcia Regina Afonso Fernandes, contou que a notícia do ouro foi recebida com grande euforia. “Estávamos em um almoço de confraternização com a equipe quando recebemos a ligação com a notícia. Foi uma comemoração geral, uma gritaria. Ficamos muito felizes. Já tinha um tempo que não ganhávamos um ouro. Essa é uma conquista muito boa. É muito gratificante ver o fruto do nosso trabalho com os alunos alcançando grandes horizontes”, destacou a diretora.

Para a Lilian, a olimpíada tem o potencial de estimular ainda mais os alunos. “A OBMEP mostra o quanto os estudantes são capazes, desperta maior interesse pela Matemática, além de incentivar o estudo da disciplina, oportunizando a participação em projetos da Olimpíada e descobrindo jovens talentos”, afirmou a coordenadora de Matemática.

Sobre a preparação para a prova, Bryan destacou a importância do Projeto OBMEP, ofertado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, por meio do Núcleo de Gestão Pedagógica. “A escola disponibilizou um professor para dar aulas extras para quem passou para a segunda fase da olimpíada. Além disso, eu sempre estudava em casa, revisando o conteúdo das aulas”, contou.

Projeto Obmep

A Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras oferta o Projeto OBMEP, com aulas específicas de Matemática no contraturmo para alunos que querem se desenvolver mais no componente curricular, com o objetivo, inclusive, de participar de olimpíadas e gincanas de conhecimento.

“O aluno Bryan é muito bom, sempre se destacou na matemática. O Projeto OBMEP, no entanto, ajudou muito nessa conquista porque preparou os alunos e deu maturidade a eles para fazerem a prova, abordando aspectos das questões de múltipla escolha, marcação de cartão e tipos de questões que caem na olimpíada”, destacou a diretora Ciep Brizolão 349 Mestre Marçal, Lúcia Regina Afonso Fernandes.

A coordenadora do Núcleo de Gestão Pedagógica – NUGEPE, Valéria Bragança, afirma que a OBMEP sintetiza o trabalho e a parceria entre os agentes da Educação. “O nosso objetivo é ofertar qualidade no aprendizado dos nossos alunos. Esse resultado reafirma a importância da parceria entre a gestão educacional, escolas, servidores e comunidades. Neste ano, retomamos as aulas presenciais, demos continuidade e criamos projetos que proporcionem maior conhecimento e formação integral dos estudantes. Resultados como os da OBMEP mostram as inúmeras oportunidades que a educação de qualidade possibilita. Isso nos enche de orgulho”, finalizou.

Confira a listagem dos medalhistas da Obmep – Rede Municipal

Bryan Alves Dantas – E. M. Nilton Balthazar
Samuel Alves dos Bernadino – E.M. Padre José Dilson Dorea

Medalhistas da Obmep – Rede Estadual