Projeto vai promover turismo cultural e pedagógico para alunos

“Turismo Pedagógico” oferece aulas-passeio e oficinas

Uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Turismo de Rio das Ostras irá oferecer a aproximação das comunidades escolares com a Cidade. O projeto Turismo Pedagógico promoverá, aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, educação patrimonial e maior acesso aos acervos culturais, artísticos e turísticos. A iniciativa vai proporcionar ensinamentos sobre a prática de guias turísticos locais, além de aulas-passeio, oficinas e criação de roteiros.

Os estudos para início do projeto estão em andamento. Os objetivos e as metodologias das ações que vão integrar a iniciativa foram alinhados em reunião entre o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira, a coordenadora-geral do Núcleo de Gestão Pedagógica, Valéria Bragança e a coordenadora pedagógica Daiana Dias da Fonseca.

Durante a reunião, foi abordada a importância do turismo pedagógico e cultural como ferramenta de desenvolvimento social, educacional e econômico para a Cidade, promovendo a valorização local, criando oportunidades de trabalho e renda para a comunidade e atraindo investimentos.

“Rio das Ostras possui grande potencial turístico, não só pelas belezas naturais, mas também pela sua rica história e cultura. O projeto visa vincular o potencial das atividades turísticas à educação, desenvolvendo sentimento de pertencimento e, consequentemente, a valorização e preservação da cidade”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira.

Uma das propostas do Turismo Pedagógico é a abordagem da prática de guias turísticos locais voltada aos alunos, favorecendo mais conteúdos e qualificações aos estudantes. Um projeto de lei será elaborado e encaminhado ao legislativo municipal para implementação dessa política educacional. “A prioridade será para os estudantes das regiões mais carentes do município. O intuito é beneficiar nossos alunos com o segmento turístico que é tão forte na nossa cidade”, explicou o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques.