Oficinas de Práticas Inclusivas 2023 fomentam a diversidade

Evento celebrou o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência

O Dia da Luta da Pessoa com Deficiência foi celebrado com muitas atividades voltadas aos alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE). As Oficinas de Práticas Inclusivas 2023, promovidas nesta quinta-feira, dia 21, reuniram professores, auxiliares e familiares com ações educativas de fomento à igualdade. A iniciativa, realizada no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Cemaee, destaca os trabalhos desenvolvidos na rotina das Salas de Recursos Multifuncionais das escolas.

Ao todo, cerca de 25 escolas participaram da celebração, que oportunizou experiências lúdicas e divertidas para o público-alvo através de oficinas como trilha sensorial, escultura de balões, circuitos adaptados, entre outros. O objetivo é incentivar a participação efetiva dos alunos dentro de suas necessidades específicas.

“A intenção do trabalho é mostrar que o aluno com deficiência é capaz, valorizando a educação na perspectiva da inclusão. O evento coloca os alunos como protagonistas e é gratificante vê-los participando das atividades e tendo o sentimento de conquista a cada oficina realizada. A proposta é mostrar a eficácia das adaptações curriculares e educacionais para que esses alunos sejam incluídos no contexto educacional e poder colaborar como agentes nesse processo”, ressaltou a coordenadora de Educação Especial, Cristiane Camacho.

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência – a data visa à conscientização e à promoção dos direitos das pessoas com deficiência, bem como a sensibilização da sociedade para as questões relacionadas à inclusão e à igualdade de oportunidades.

Uma das frentes da Coordenação de Educação Especial da Rede Municipal Pública de Ensino são as Salas de Recursos Multifuncionais. Nos espaços são desenvolvidas habilidades que promovem e potencializam o aprendizado do aluno público-alvo do segmento.