Núcleo de Gestão Pedagógica de Rio das Ostras ganha nova sede

Espaço é destinado ao desenvolvimento de ações voltadas ao aprendizado

Rio das Ostras dá mais um passo importante para a Educação municipal de qualidade. Na tarde desta segunda-feira, 17, o Núcleo de Gestão Pedagógica (NUGEPE) da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Semede, ganhou uma nova sede para o melhor desenvolvimento de atividades voltadas para o aprendizado.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Marcelino Borba Dias, de autoridades municipais, representantes do poder legislativo, além dos servidores da Educação. A solenidade foi marcada por homenagens, agradecimentos e destaques sobre os avanços já conquistados para o setor e as novas ações da administração municipal previstas para o segmento.

Em menos de um mês, este é o segundo espaço entregue pela Administração Municipal destinado à comunidade escolar do município.

“Com certeza, esse é mais um avanço. O Núcleo de Gestão Pedagógica é muito importante porque é daqui que sai todo o planejamento da educação das escolas. Quem ganha é o município com todo o investimento feito nesse espaço, que vai proporcionar maior capacitação aos nossos alunos. A nossa educação já é referência e, com essa nova estrutura, vai ficar ainda melhor”, disse o prefeito, Marcelino.

O Núcleo – Com mais de 10 espaços destinados para as equipes, a nova sede tem a finalidade de proporcionar melhor base paras as ações pedagógicas do município, que possibilitam a inserção de práticas educacionais com abordagem inovadora, tecnológica, interdisciplinar e socioemocional.

“A nova sede do núcleo vai otimizar ainda mais as ações pedagógicas da Educação. A sede vai abrigar todas as nossas equipes de profissionais. É um grande ganho ter essa área que, a cada dia mais, vai melhorar o atendimento aos nossos alunos. Nossos profissionais vão trabalhar mais seguros e mais felizes em um espaço adequado”, ressaltou o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques.

A coordenadora do Núcleo, Valéria Bragança, destacou a importância das atividades e projetos executados pelo setor para a qualidade da Educação que chega às escolas.

“Esse é um espaço de acolhimento dos professores e profissionais da Educação. Todas as ações e projetos pedagógicos voltados para a aprendizagem serão desenvolvidos aqui, divididas em quatro gerências: a de Formação Continuada, de Acompanhamento Pedagógico, de Tecnologia Educacional e Avaliação Educacional, além das equipes Multidisciplinar, de Robótica, promoção de oficinas e entre outras. Somos o elo entre os profissionais que atuam nas escolas, formando uma grande parceria para desenvolvimento da educação, que reflete diretamente na aprendizagem dos alunos”, descreveu a coordenadora do Núcleo de Gestão Pedagógica, Valéria Bragança.

As ações do Núcleo são pautadas pela política educacional do município prevista no Plano Municipal de Educação – PME, considerando a autonomia pedagógica das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras.

Semana de comemorações – a nova sede do núcleo vai abrigar, a partir desta terça-feira, 18, a programação da 19ª Semana Nacional de Tecnologia e Ciência – SNCT. A programação será realizada até o dia 21 com a realização da Feira Eco-Ostras. Os eventos vão oferecer oficinas, palestras, quizes e exposição de trabalhos dos alunos da rede municipal.  O cronograma completo das atividades pode ser conferido no site da Educação.