Município terá Centro Escola de Atendimento Especializado em 2022

Unidade vai atender alunos da Rede Municipal com suporte em cognição, linguagem, sociabilidade e comportamento

A edição 1403 do Jornal Oficial de Rio das Ostras, publicada no último dia 22, trouxe uma excelente notícia para toda a comunidade escolar do Município. A Administração Municipal declarou, pelo Decreto 3131/2021, o imóvel do antigo colégio conhecido como ‘Castelinho’, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, 3578, de utilidade pública. O imóvel foi desapropriado, em caráter de urgência, para a instalação do Centro Escola de Atendimento Educacional Especializado de Rio das Ostras.

De acordo com as especialistas da equipe da Educação Inclusiva o Centro vai oferecer atendimento aos alunos da Rede Municipal de Ensino que necessitem de maior apoio e suporte nas áreas da cognição, linguagem, sociabilidade e comportamento.

“O espaço será uma opção para que os alunos com deficiência que necessitem de maior suporte possam receber o Atendimento Educacional Especializado de forma diferenciada, por meio de oficinas que desenvolvam suas potencialidades como um todo, visando à inclusão desses sujeitos no espaço escolar”, afirmou Thatyana Machado, da equipe da Educação Inclusiva.

PARCERIA COM O LEGISLATIVO –  No dia 2 de dezembro, o secretário municipal de Educação, Maurício Henriques, e a equipe de Educação Inclusiva da secretaria receberam o líder do governo na Câmara Legislativa, o vereador João Francisco e o presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara de Vereadores, o vereador Léo Tatá, para apresentar a proposta do Centro Escola de Atendimento Educacional Especializado de Rio das Ostras, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2022.

O projeto de lei para a criação do espaço será enviado para a Câmara de Vereadores nos próximos dias, para apreciação e votação do legislativo municipal.