Município se prepara para VII Semana de Práticas

As práticas pedagógicas da Educação Infantil estarão em evidência nos próximos dias no Teatro Municipal e nas Unidades Escolares

Carlos Drummond de Andrade já alertava que “brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo”. E disse mais em um de seus poemas: “se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas”. Neste sentido, o Município promove a VII Semana de Práticas Pedagógicas da Educação Infantil, entre os dias 22 e 26 de agosto, para garantir às crianças o direito a uma educação de qualidade que tenha ludicidade, afeto, cuidado e proteção à saúde.

Com o tema “Contos, Cantos e outros Encantos”, a abertura oficial do evento acontecerá na segunda-feira, 22, às 18h, no Teatro Popular de Rio das Ostras. Na oportunidade, as professoras Claudia e Beatriz Veras, palestram sobre a musicalidade na Educação Infantil. Em seguida, a professora e escritora Lília Rodrigues faz um momento de contação de histórias e o professor e o escritor Ulisses Andrade faz uma participação cultural.

“A semana de Práticas Pedagógicas na Educação Infantil tem por objetivo valorizar e compartilhar projetos desenvolvidos nas nossas creches e pré-escolas, proporcionando trocas de experiências. Jogos, brincadeiras, faz de conta, histórias, contos, poesias, contos de fadas, músicas, cantigas de rodas, entre outros, fazem parte do universo infantil, e estão diretamente ligados ao processo de ensino e aprendizagem nesta etapa”, explicou a coordenadora

Na programação do evento, os dias 23 e 24, são destinados para que alunos e professores demostrem um pouco do que é trabalhado diariamente nas Unidades Escolares no palco do Teatro Municipal. As apresentações serão feitas para pais e responsáveis convidados. Na oportunidade, um salão do espaço abrigará a exposição dos trabalhos desenvolvidos e elaborados pelos alunos. Já nos dias 25 e 26, a comunidade escolar é convidada para participar e assistir das atividades diversificadas serão desenvolvidas nas Unidades Escolares de Educação Infantil do Município.

Para o secretário Municipal de Educação, Maurício Henriques, o momento é muito importante porque valoriza as práticas pedagógicas e propicia a troca de experiências pelos docentes e gestores e cumpre a Lei 12. 602/12, que estabelece a Semana de Práticas.