Jornada Pedagógica impulsiona reflexões sobre Educação em dois dias de palestras

Evento abre o ano letivo de 2023 com a integração dos profissionais da rede pública municipal de ensino

O ponta pé ao ano letivo de 2023 foi de emoção, reflexões e muitos aprendizados aos servidores da Educação de Rio das Ostras. A III Jornada Pedagógica: uma escola ativa por uma educação transformadora reuniu os profissionais em dois dias de palestras com mestres e nomes de peso do segmento. O evento, realizado nos dias 6 e 7, contou com mais de quatro mil inscrições, divididas em cinco turnos de programação.

As palestras contaram com abordagens sobre inclusão, inovações, tecnologias, metodologias, além da importância das emoções e da vulnerabilidade no processo ensino-aprendizagem. “A Jornada é um momento importante porque traz reflexões para que possamos debater a nossa realidade como educador e a realidade dos nossos alunos. O evento tem a proposta de repensar todo o fazer pedagógico para que possamos, de fato, produzir uma educação de qualidade, alunos melhores e uma rede evoluída e educação”, destacou o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques Santana.

Alice Lage, Supervisora de Ensino, esteve presente no primeiro dia de palestras e elogiou os temas debatidos. “Foram formações de alto nível com professores altamente gabaritados. Destaco, primeiramente, a abordagem da operacionalização da BNCC e de como podemos nos apropriar da Base Nacional Comum Curricular nas escolas. Foram falados sobre os componentes importantes para o trabalho do professor, além de assuntos como ética profissional, planejamento e da prática em sala de aula. As palestras fizeram de fato um eco no público porque percebo que todos entenderam e se apropriaram do que foi proposto. Outro ponto importante é ver que muitos professores já executam as propostas debatidas, e esses momentos apontam os aprimoramentos necessários em seus métodos”, disse.

Já a professora de Artes Marineusa, da Escola Municipal Nilton Balthazar, participou do segundo dia de palestras, que iniciou com grandes reflexões sobre inclusão escolar. “A palestra foi maravilhosa, dinâmica e muito realista. É um momento que faz a gente acordar para a nossa realidade e nossas necessidades, de pensar com um novo olhar e fazer com que as mudanças aconteçam, sem regras, preconceitos e impedimentos. Precisamos olhar mais além e acreditar nos alunos e no nosso potencial”, completou.

NOMES DE PESO – A terceira edição da Jornada Pedagógica contou com a participação de Vasco Moretto, Liliam Bacich, Eduardo Valladares, dos irmãos Leonardo Gontijo e Dudu do Cavaco, além de Moacir Gadotti – grande referência do segmento.

“O nosso objetivo foi de proporcionar abordagens relevantes ao exercício da profissão dos servidores, possibilitando trocas de experiências, comunhão e momentos motivacionais. A Jornada possui, ainda, grande importância para a formação continuada dos profissionais, oportunizando a atualização e aquisição de conhecimentos em relação às novas práticas pedagógicas e tendências de ensino”, afirmou a gerente de Formação Continuada e organizadora do evento, Alessandra Tanos.

Despertando grandes emoções no público, os irmãos Leonardo Gontijo e Dudu do Cavaco realizaram um grande show sobre a inclusão e respeito as diversidades. “São as diversidades dos seres humanos que fazem a educação plural. Trouxemos aqui 5 pilares de uma educação inclusiva: a primeira é que todo mundo aprende, a segunda é obre singularidade – é preciso legitimar a pessoa como ela é e não como desejamos que sejam, a terceira é sobre intenção nas nossas atitudes para efetivamente mudar a realidade, a quarta é a humildade – todo mundo ensina e todo mundo aprende e o quinto é sobre vulnerabilidade para construções verdadeiras”, apontou Leonardo Gontijo.

Moacir Gadotti, que possui mais de 60 anos de magistério, levou sabedoria e mensagem de otimismo ao mais de 700 presentes. “A gente sente nos olhos, nas expressões e nas falas desses profissionais que eles estão prontos para essa nova caminhada. A minha mensagem é: aguentem essa energia toda até o fim do ano para que esse seja o melhor ano profissional de todos, porque esse será um grande ciclo”, afirmou.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS – as aberturas, intervalos e encerramentos das programações de palestras foram recheadas de apresentações culturais, protagonizadas por integrantes da rede municipal de ensino.

Houve shows musicais e contação de história de professores, apresentação do coral do Projeto Música e Educação e a animação com a Trupe da Leitura.

Durante o evento, professores puderam, ainda, expor obras literárias autorais. Os docentes também foram destaques no painel interativo “viralizou na rede”, onde puderam compartilhar vivências de sucessos de projetos executados em sala de aula.