IV Jornada Pedagógica debate tendências e desafios da educação

Evento promoveu dois dias de palestras com grandes nomes do segmento

A IV Jornada Pedagógica de Rio das Ostras proporcionou momentos inspiradores e de grandes aprendizados aos servidores municipais da educação. O evento, realizado nos dias 5 e 6 de fevereiro no Estaleiro Eventos, debateu tendências e desafios da área com palestras ministradas por grandes nomes do segmento. A programação contou ainda com atividades culturais e painéis com servidores, alunos e ex-alunos da rede municipal.

Com uma média de 800 participantes por turno, a Jornada Pedagógica abriu o calendário de eventos da educação, marcando início do ano letivo de 2024. “Pude comprovar como o aprender nunca se esgota. Foi muito enriquecedor assistir a todas as atrações em que estive presente e principalmente às reflexões trazidas pelos palestrantes sobre as avaliações escolares e a importância de estar sempre aprendendo para ensinar, respectivamente. Gratidão por todos esses momentos de muito aprendizado”, disse a professora de Língua Portuguesa, da E. M. Maria Gorete Vicente Jorge, Andréa Muniz.

Nesta edição, o evento contou com palestras de Lucelmo Lacerda, César Nunes, Eduardo Shinyashiki, Hamilton Werneck e Gabriel Perissé. Com o tema, “Olhares que aproximam: ensinando e aprendendo na diversidade”, foram debatidas pautas como educação especial e inclusiva, diversidade e cultura de paz, avaliação educacional, relacionamento professor/aluno, afetividade em sala de aula, inteligência emocional, entre outros.

“Rio das Ostras promoveu uma experiência única. Foram 800 pessoas parafusadas nas cadeiras com um nível de atenção muito elevado. Pudemos debater assuntos relativos à avaliação, colocar algumas soluções e refletir sobre os trabalhos desenvolvidos em relação aos alunos que voltam de uma pandemia e possuem desníveis de aprendizagens dentro de cada sala de aula, sendo nós, educadores, os responsáveis para fazer com que eles aprendam”, destacou o palestrante Hamilton Werneck.

Já o professor Gabriel Perissé, que encerrou o cronograma de palestras, ressaltou a importância dos momentos de formação continuada para os profissionais da educação. “É sempre uma oportunidade maravilhosa poder contribuir para que os professores percebam a necessidade de cuidar da própria formação docente, que precisa ser um compromisso do município e, sobretudo, dos profissionais que precisam estar à altura dos desafios da educação em um momento tão especial de retomada de ano letivo”, pontuou.

Painéis – Além das palestras com grandes nomes da educação brasileira, a programação da Jornada Pedagógica promoveu painéis para valorização de práticas educacionais de sucesso no município. As atividades reuniram servidores, alunos e ex-alunos.

O primeiro painel tratou do tema “a educação que transforma”, reunindo ex-alunos da rede municipal que destacaram a importância da ação do professor em suas jornadas profissionais. Já o segundo tratou sobre a relevância da leitura e da escrita na formação escolar com ações desenvolvidas nas escolas da rede. O terceiro debateu sobre educação antirracista e o seu impacto social.

As atividades culturais ficaram por conta da equipe do projeto Música e Educação, Banda Orange Sound (Projeto Onda), professores Rosana Sá e Vinícius Mariano, Trupe da Leitura e professor Fábio Florido.