IV Conferência Nacional de Educação tem inscrições abertas até dia 15

Rio das Ostras e mais 5 municípios organizam etapa Intermunicipal da CONAE 2022

Na próxima quarta-feira, 16, a partir das 18 horas, na Câmara de Vereadores de Macaé, acontece a solenidade de abertura oficial da etapa intermunicipal da IV Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022. A solenidade também será transmitida virtualmente para a participação dos inscritos na CONAE 2022.

Em formato híbrido, a Etapa Intermunicipal da IV CONAE 2022 será realizada entre os dias 16 de março e 19 de abril com o tema “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira”. Dentre os objetivos da Conferência está a análise, validação ou alteração do Documento Referência da IV CONAE – 2022.

As inscrições devem ser feitas no site https://sites.google.com/view/conae22intermunicipal/p%C3%A1gina-inicial até dia 15 de março e durante a inscrição os interessados terão acesso ao Regimento da Conferência, onde podem aprovar o Regimento na íntegra ou apresentar destaques. É importante destacar que uma cópia do Regimento também estará no Portal da Educação https://educacao.riodasostras.rj.gov.br/, na aba CONAE 2022.

Os destaques apresentados no ato da inscrição serão analisados em encontro virtual no dia 16 de março, às 14h. O link do encontro virtual será disponibilizado no site da Conferência. Todos os inscritos deverão participar do momento para a aprovação do regimento e dos destaques realizados no ato da inscrição. A aprovação do regimento se dará por meio do voto da maioria (50% + 1) dos presentes na reunião virtual às 16h, não cabendo a realização de outros destaques que não os já indicados no ato de inscrição.

As pessoas com deficiência participantes deverão indicar na ficha de inscrição o recurso de acessibilidade necessário que deverá ser garantido para sua plena participação na Etapa Intermunicipal da IV CONAE 2022.

A Plenária Final ocorrerá no dia 19 de março, às 14horas, de forma presencial, no Auditório Cláudio Ulpiano, situado na Cidade Universitária de Macaé – Bloco A (Rua Aluízio da Silva Gomes nº 50 – Granja dos Cavaleiros, Macaé-RJ).

REALIZAÇÃO – Organização conjunta dos municípios de Armação dos Búzios, Carapebus, Macaé, Italva, Rio das Ostras e Quissamã e do Fórum Municipal de Educação de Rio das Ostras e apresenta-se como um espaço democrático aberto pelo poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

O chamamento público da etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022 foi publicizado no Jornal Oficial 1427, da última sexta-feira, 11 de março, após reunião da Comissão Organizadora da Etapa, em 09 de março.

De acordo com o documento que norteia a Conferência, os debates da Etapa Intermunicipal da CONAE/2022, deverão orientar-se por uma visão ampla, abrangente, inclusiva e sistêmica da Educação, primando pela garantia do processo democrático, pelo respeito mútuo entre os participantes, pela promoção da pluralidade de ideias, identidades e expressões, pela consideração à representatividade dos segmentos e setores sociais e pelo fortalecimento da articulação entre os entes federados.

CRONOGRAMA – A Conferência Intermunicipal da IV CONAE 2022 seguirá com o seguinte cronograma:

15/03 – Inscrições dos interessados

16/03 – 14h Análise dos destaques do Regimento

16/03 – 16h Aprovação do Regimento

16/03 – 18h Solenidade de abertura da Conferência

17/03 a 04/04 – Discussões nos Municípios

05/04 – Envio do documento sistematizado com contribuições de cada município para a comissão organizadora

06/04 a 07/04 – Inscrições dos delegados e observadores

12/04 14h – Plenária virtual por eixos