Inscrições abertas para a OBMEP 2024

Podem participar todos os alunos do 6º ao 9º anos da rede municipal de ensino

Estão abertas as inscrições para a 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino de Rio das Ostras devem realizar o cadastro no site da competição (http://www.obmep.org.br). O prazo para as escolas se inscrevem é até o dia 15 de março. Podem participar todos os alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

Para realizar a inscrição, basta clicar no banner “Inscrições abertas para a 19ª OBMEP”, inserir o código INEP da Unidade Escolar e preencher os dados solicitados. No regulamento, estão disponíveis as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação.

A olimpíada ocorrerá em duas fases, sendo a primeira composta de uma prova objetiva de 20 questões e a segunda de uma prova discursiva de 6 questões. A 1ª fase da OBMEP será realizada em 4 de junho e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 19 de outubro.

Premiações – Neste ano, a competição irá distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os alunos premiados nacionalmente são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos participantes de escolas públicas que integram o programa.

Para estimular cada vez mais a participação dos estudantes, a OBMEP também irá premiar alunos com melhor desempenho estadual. Pelo menos, 20,5 mil medalhas estaduais vão ser distribuídas. Importante destacar que a premiação estadual não permite acesso ao PIC.

A 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.