Início do ano letivo é marcado por conscientização e novos materiais

Escolas realizaram ações de combate à dengue

As escolas municipais de Rio das Ostras já estão recheadas de sorrisos, cores e muita aprendizagem. Neste segunda-feira, dia 19, foi dada a largada ao ano letivo de 2024 com o acolhimento dos alunos e atividades voltadas à conscientização da dengue. Para este ano, as novidades estão por conta das revitalizações realizadas nas unidades escolares, obras de novas escolas em andamento, início das entregas dos kits de materiais, além dos projetos pedagógicos em planejamento.

“Será desafiador, mas tenho certeza que será um ano letivo de sucesso e muito produtivo. Fizemos um grande planejamento para que o período ocorra da melhor forma e para atender as necessidades das escolas. Nossos alunos merecem nossa dedicação”, comentou o secretário de Educação, Esporte e Lazer, professor Maurício Henriques Santana.

Conscientização da dengue – A partir desta segunda, os alunos vão receber folders educativos de prevenção ao mosquito da dengue. A ação faz parte de um esforço conjunto da administração municipal para a conscientização e combate ao agente transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus, levando em consideração o aumento dos casos em todo o território nacional. As escolas receberão, ainda, orientações pedagógicas para o desenvolvimento de atividades complementares relacionadas ao tema.

Materiais escolares – Também terá início, a partir desta segunda, a entrega gradativa dos kits de materiais escolares.

As escolas das áreas afastadas e de Zona Rural (Rocha Leão, Cantagalo e Mar do Norte) já receberam os kits de materiais de todos os segmentos. Os kits dos Anos Finais (6º ao 9º ano) também foram entregues às unidades escolares. A distribuição dos materiais aos alunos ocorrerá de acordo com a logística e dinâmica interna de cada escola.

Os kits da Educação Infantil (Creche a Pré-escola) e Anos Iniciais (1º ao 5º ano) da zona urbana foram licitados e homologados. A Secretaria de Educação aguarda a entrega dos itens pela empresa contratada nas próximas semanas.

As mochilas de Educação Infantil (Creches ao Pré II) foram entregues às escolas e serão distribuídas aos alunos a partir desta semana.

Nas próximas semanas, será iniciada a entrega das mochilas nas escolas dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e das mochilas/pastas dos Anos Finais (6º ao 9º ano).

Uniforme – A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer recebe, nesta semana, as primeiras remessas das peças dos uniformes e fará a distribuição às escolas de acordo com as entregas efetuadas pela empresa contratada.

Nesta primeira semana do ano letivo, as escolas realizam o levantamento os tamanhos dos itens que serão entregues aos alunos. A prioridade da gestão municipal será distribuir, primeiramente, as camisas ao longo das próximas semanas.

A Secretaria ressalta que a logística de entrega nas 49 unidades é complexa e, por isso, ocorrerá de forma progressiva nos meses de fevereiro e março.

Os uniformes dos Anos Iniciais e Educação Infantil serão compostos por duas camisas meia manga, uma camiseta, dois shorts saias/bermudas de helanca. Para os Anos Finais, os itens se repetem com alteração na bermuda masculina, que será de tactel. A Educação Infantil receberá, ainda, um par de tênis para compor o conjunto.

Para o segundo semestre, serão distribuídos os uniformes para inverno com casacos, calças e blusas de manga longa.

Obras – Para melhor atender aos alunos no retorno às aulas, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer realizou uma série de intervenções nas escolas do município. As ações abrangeram pinturas e troca de pisos, além de manutenções básicas nos banheiros, área hidráulica e elétrica e reparos estruturais.

As escolas Jerônymo Mendes da Costa e Prefeito Cláudio Ribeiro passam por obras de ampliação das estruturas. Devido à conclusão das intervenções, as unidades iniciarão as aulas no dia 26 de fevereiro. A alteração do prazo será para realização da limpeza, higienização e organização dos espaços. As aulas serão repostas posteriormente.

Durante o ano letivo, duas novas unidades escolares serão entregues à população. As obras da construção da escola do Village e creche no Jardim Campomar seguem avançando, reafirmando o compromisso da Administração Municipal com a qualidade da educação rios-trense.