Feira Eco-Ostras destaca trabalhos científicos da rede municipal de ensino

Evento expôs produções de 17 escolas com presença de cerca de mil visitantes

A ciência, os estudantes e os professores como protagonistas do conhecimento: assim foi a VI Feira Eco-Ostras da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. O evento reuniu trabalhos desenvolvidos por alunos em uma competição que envolveu conhecimento e reflexões sobre sustentabilidade. Com o tema “Transformando o mundo através do autocuidado”, a programação expôs produções de 17 escolas com a presença de cerca de mil visitantes durante a sexta-feira, dia 21. A feira fechou a semana voltada para a tecnologia e inovação promovida pelo município.

Durante o evento, os trabalhos expostos pelos alunos foram analisados por um comitê avaliador, que julgou e classificou os projetos de acordo com a categoria que foram inscritos e dentro dos critérios de criatividade, inovação e relevância regional, método e metodologia utilizada para condução da pesquisa, fundamentação científica do tema, capacidade do(s) autor(es) para comunicar o trabalho realizado, além da contribuição para solução do problema ou situação escolhida.

Ao final do evento, os trabalhos com maiores pontuações ganharam troféus e medalhas de destaque. Três produções foram selecionadas para a FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro.

“Mais do que uma competição, a feira é um berço para os futuros inventores, cientistas e líderes. As exposições contribuem para a utilização de metodologias científicas ou de engenharia, base em todas as áreas para a construção de projetos e soluções. É através dessa perspectiva que se prepara o futuro para a pesquisa, a criação e a elaboração de novas tecnologias para melhoria de qualidade de vida e resolução de problemas em nossa sociedade”, destacou a organizadora do evento, Natália Coqueiro.

O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques, destacou a excelência das produções apresentadas. “Ficamos muito felizes em ver o envolvimento dos alunos e professores na feira. Tivemos trabalhos de altíssimas qualidades. É gratificante ver o quanto nossas escolas da rede pública tem um trabalho de qualidade e eficiência, principalmente nesse mês importante em que celebrando o dia do professor e do servidor público”, afirmou.

Exposições – Os trabalhos expostos pelos alunos tiveram temas variados, com conteúdos desde maquiagem natural até hologramas feitos com plástico reciclável.

A professora Vivian Macedo, que acompanhava uma das exposições, ressaltou a criatividade dos alunos. “Eu acho muito importante essa valorização dos trabalhos dos nossos alunos. Por mais que estejamos orientando, essas criações são todas deles. É muito gratificante ver os profissionais de outras áreas e outros estudantes fazendo essa interação. Teve um aluno que me disse que foi a melhor experiência da vida dele. Tudo que foi exposto aqui é resultado da construção de um trabalho desenvolvido desde o início do ano”, contou a docente do Ciep Mestre Marçal, Vivian Macedo.

A aluna Ludmylla de Chara, da E.M. Vereador Pedro Moreira dos Santos, apresentou, junto com a sua equipe, a Bonina Tesla. De forma resumida, o projeto consistia em um fio de plasma que, pela oscilação do raio, emitia sons em ritmo de música.

“Sou muito fã de história e um dia, vendo um canal da internet, assisti a um vídeo de apresentação sobre o Nicolas Tesla. ‘Surtei’ quando vi que que ele tinha inventado uma bobina de plasma. Nesse ano, o professor de ciências disse que iria apresentar uma feira e que eu poderia fazer um projeto. Juntei o útil ao agradável e fiz a essa bobina que toca música”, contou a estudante.

Já os alunos da E.M. Francisco de Assis, Jorge Vitor Alves e Sidiney Mikael, apresentaram o trabalho sobre a interferência humana nas mudanças climáticas. “Nós estamos querendo conscientizar as pessoas de que cada ação, como não jogar o lixo no lixo, pode impactar nosso planeta”, disse o Jorge Vitor.

A diretora da unidade, Joelma Kort, ressaltou o entusiasmo flagrado nos estudantes nos vários momentos dos eventos. “Essa é uma excelente proposta, pois coloca o aluno como protagonista, com bastante autonomia para explicar seus trabalhos. A alegria pairava nos olhos e nos sorrisos deles”, disse. 

Premiações

Premiados 1º ao 3° ano – todos os alunos participantes.

Premiados 4º e 5º ano

Autocuidado sustentável – alunos Gabriella Vieira Nunes, Karolyne Sophia Ferreira, Pedro Gomes Borges – E.M. Mª da Penha de Oliveira. Professor responsável: Carlos Augusto de Novaes.                   

Criando solução para a queima de lixo plástico – alunos João Pedro de Marco Barbosa de Oliveira, Enzo Valentim Balbino, Emilly Victória Vieira Beltrão – E. M. Inayá Moraes D’ Couto. Professor responsável: Thais Portes Brusdzenski.

Queima irregular de lixo? Diga não! Vamos pensar em outra solução – alunos Mariana de Lima Nascimento, Sophia Emanuele Carvalho de Medeiros, Geovana Luiza de Moraes Santiago – E. M. Inayá Moraes D’ Couto. Professor responsável: Thais Portes Brusdzenski.

Premiados 5º e 7º ano

Energia sustentável e garantia do bem-estar da comunidade – alunos Eduardo Machado Fassini, Rebeka Benniky Oliveira da Silva Sandre, Natálya Barcelos Muniz Alves, Glauter Carvalho Vaneli – E. E. Municipalizada Fazendas Reunidas Atlântica. Professor responsável: Ana Caroline da Silveira Dias.             

Escola sustentável: uso do Minecraft como ferramenta para criação e exposição de soluções sustentáveis – alunos Thiago do Nascimento Zanoni, Vitor Soares Pessanha, Giovanna carvalho de Moraes. E.M. Nilton Balthazar. Professor responsável: Andreia Carolina Aguiar de Souza.

Autocuidado – como a tecnologia pode nos ajudar? Alunos Lavínia Viegas Rocha, Letícia Sodré Santana, Isabelli Bessa da Rocha. E.M. Nilton Balthazar. Professor responsável: Claudia Correa.

Premiados 8º e 9º ano

Reutilização da casca do cocoalunos Julia Ferreira da Silva Ignácio, Maria Eduarda Oliveira de Souza, Lara Hellena Moraes Belo. E.M. Nilton Balthazar. Professor responsável: Adriana Texeira.                     

Maquiagem Natural– alunos Thayná Kozio Fernandes e Pedro Henrique Alvarenga. Colégio Municipal Professora América Abdalla               Professor responsável: Valéria Spenillo.                               

Irrigação por gotejamento – Kenny Apolinário, Wallace da Silva Ribeiro Junior, Roger Xavier Valiengo. Escola Municipal Professora Rosângela Duarte Faria. Professor responsável: Anadir Pitzer.                          

Bobina de Tesla– Cauã de Oliveira Charles Guimarães, Ludmylla De Chara Carrupt, Isabelly Moreno Garcia. Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos. Professor responsável: Fábio Silva.

Prêmio Relevância Social

Transporte sustentável: coleta de dados e reflexão sobre o uso da bicicleta por alunos e funcionários de uma escola pública de rio das ostras, RJ. Alunos Samuel Nascimento Alvez, Ana Clara Viana Gomes Silva, Miguel da Costa Gomes. E.M. Nilton Balthazar. Professor responsável: Andreia Carolina Aguiar de Souza.

Prêmio Relevância Ambiental

Energia sustentável e garantia do bem-estar da comunidade – alunos Eduardo Machado Fassini, Rebeka Benniky Oliveira da Silva Sandre, Natálya Barcelos Muniz Alves, Glauter Carvalho Vaneli – E. E. Municipalizada Fazendas Reunidas Atlântica. Professor responsável: Ana Caroline da Silveira Dias.

Prêmio Inovação

Autocuidado – como a tecnologia pode nos ajudar? Alunos Lavínia Viegas Rocha, Letícia Sodré Santana, Isabelli Bessa da Rocha. E.M. Nilton Balthazar. Professor responsável: Claudia Correa.

Prêmio Melhor Apresentação

Males e Mares – Alunos Anna Cláudia Miguel dos Santos, Ane Ághata Ribeiro Baltazar Silva, Laura Soares Costa. E.M. Nilton Balthazar. Professor responsável: Adriana Texeira.

Trabalhos selecionados para FECT

Energia sustentável e garantia do bem-estar da comunidade – alunos Eduardo Machado Fassini, Rebeka Benniky Oliveira da Silva Sandre, Natálya Barcelos Muniz Alves, Glauter Carvalho Vaneli. E. E. Municipalizada Fazendas Reunidas Atlântica. Professor responsável: Ana Caroline da Silveira Dias.

Autocuidado – Como A Tecnologia Pode Nos Ajudar? Alunos Lavínia Viegas Rocha, Letícia Sodré Santana, Isabelli Bessa da Rocha. E.M. Nilton Balthazar. Professor responsável: Cláudia Correa Zanllus.

Transporte sustentável: coleta de dados e reflexão sobre o uso da bicicleta por alunos e funcionários de uma escola pública de rio das ostras, RJ. Alunos Samuel Nascimento Alvez, Ana Clara Viana Gomes Silva, Miguel da Costa Gomes. E.M. Nilton Balthazar. Professor responsável: Andreia Carolina Aguiar de Souza.