Estudantes da Rede Municipal são premiadas nas Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Alunas das professoras Carolina Lima Pimentel e Roberta Tavares da Silva, da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, ganharam prata e bronze na competição nacional

Duas estudantes da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras foram premiadas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. Manuela Soares Magalhães e Alexia Vitória Souza da Silva, de turmas de 5° ano da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, no Palmital, ganharam medalhas de prata e bronze na competição nacional, que somou mais de 700 mil participantes de escolas públicas e privadas.

A avaliação da OBA foi realizada por meio de uma prova presencial aplicada no mês de maio. O teste era composto por dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica. De acordo com a organização da Olimpíada, a maioria das questões exigia raciocínio lógico e as medalhas foram distribuídas conforme a pontuação obtida por aluno, separado por nível da competição.

Segundo a diretora da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, Denise Pinheiro das Neves, a participação da escola na Olimpíada foi concretizada em um esforço conjunto entre os alunos e a equipe escolar. “A proposta foi apresentada a um grupo de alunos que gostaram da ideia de participar e ficaram muito interessados. A Manuela e a Alexia se destacaram na prova, ganhando as medalhas, os demais ganharam certificado de participação”, explicou a diretora da unidade.

A diretora destacou ainda que a preparação dos estudantes contou com o trabalho prático dos conteúdos da prova em sala de aula, estabelecidos também no Referencial Curricular de Rio das Ostras – Recro.

“Foram trabalhadas as habilidades cobradas na Olimpíada e que também estão no Recro, estabelecendo uma série de atividades práticas, como o uso de aplicativos, construção de modelos, observação das constelações, uso de vídeos e imagens, elaboração de esquemas do sistema solar, jogos, entre outras atividades. Aliamos teoria e prática em torno de assuntos que sempre povoam o imaginário das crianças, com um trabalho em conjunto dos professores, que aceitaram o desafio de preparar de os alunos de forma bem prazerosa”, disse Denise.

O Secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques Santana, ressalta que o destaque concretiza a educação de qualidade oferecida aos alunos. “A premiação das alunas da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira mostra a importância do trabalho em conjunto e de excelência na educação das nossas crianças e adolescentes em Rio das Ostras. A conquista nos enchem de orgulho e indica que estamos no caminho certo. Parabéns às estudantes, aos professores e a toda equipe escolar por essa realização”, enfatizou.