Escolas recebem mesas de jogos para prática educativa

Pebolim (totó), aero hockey e tabuleiros de xadrez integram as atividades de 35 unidades

Os ambientes escolares de Rio das Ostras estão ainda mais atrativos e divertidos. As unidades de Anos Iniciais e Finais receberam mesas de pebolim (totó), de aero hockey e tabuleiros de xadrez para uso e prática de jogos educativos. Os equipamentos já integram as atividades das 35 escolas beneficiadas, gerando momentos de aprendizagem para além do espaço de sala de aula e vivências de descontração aos estudantes.

A aquisição de jogos pedagógicos esportivos integra o pacote de investimentos em equipamentos para as unidades escolares. “Os jogos se relacionam com diversas disciplinas e contribuem significativamente para a interação entre os alunos e para as aulas de Educação Física. Essa é mais uma ação que ressalta o olhar aguçado da gestão sobre a formação integral dos nossos alunos”, destacou o secretário de Educação, Esporte e Lazer, professor Maurício Henriques Santana.

Para a diretora da Escola Municipal Rocha Leão, Alessandra Terra, os equipamentos trazem diferenciação para o ensino. “Ter este entretenimento para nossos alunos vem ao encontro da busca por momentos diferentes para nosso alunado, pois sabemos que no mesmo instante em que diverte, o equipamento também ensina e desenvolve o raciocínio e a criatividade, além de obter responsabilidade diante da situação colocada ao estudante”, disse.

O diretor adjunto da Escola Municipal Nilton Balthazar, Allan Modesto, destacou que os novos equipamentos proporcionaram reorganização do espaço escolar. “Em nossa comunidade escolar, os jogos serviram inclusive para, fisicamente, ocupar espaços ociosos da escola. Posicionamos os jogos em um ponto da escola que era outrora pouco utilizado e levamos vida para aquela região. Os professores de matérias diversas eventualmente levam suas turmas para o espaço, essa atitude fortalece os vínculos, facilita a aula e promove aprendizagem. Somos uma escola que se baseia nas relações e os jogos estão sendo ótimos promovedores de afeto”, completou.

Mais equipamentos – As escolas e servidores da Rede Pública Municipal de Ensino são beneficiados com equipamentos que contribuem com a aprendizagem e para melhor estrutura dos espaços educacionais.

Ao longo do ano letivo de 2023, as unidades receberam diversos materiais de papelaria e itens para aulas de artes.

A distribuição de notebook, em dezembro de 2023, beneficiou 1572 professores. Outros 460 aparelhos dão suporte às unidades escolares e aos demais setores e unidades da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

Na área tecnológica, o suporte das SmartTVs com aproximadamente 150 equipamentos, de 50 e 70 polegadas, está em uso nas 49 escolas. Em 2022, 4470 tablets foram distribuídos nas Unidades Escolares do município, auxiliando os alunos no acesso às práticas digitais.

Na área estrutural, 23 escolas receberam novos conjuntos de carteira/cadeira escolar para aluno – CJA padrão FNDE. As escolas foram equipadas com 268 novos quadros brancos. Para as creches, 25 novos carrinhos de bebês foram entregues.