Escolas municipais promovem feiras e mostras literárias

Ações incentivam a formação de leitores e o acesso às variadas formas da arte e da cultura

O escritor Ziraldo já afirmava a importância de motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler. Com esse intuito, as escolas da Rede Pública Municipal promovem feiras e mostras literárias durante todo o segundo semestre de 2023. Em cada unidade escolar, o tema foi abordado de diferentes frentes com atividades lúdicas e criativas. Parte dos trabalhos elaborados será exposta na I Feira Literária das Escolas Municipais de Rio das Ostras – FLiRO, que será realizada nos próximos dias 28 e 29 de novembro.

Com as feiras e mostras literárias, as escolas proporcionaram aos alunos diversas formas de leitura por meio de atividades variadas, auxiliando na formação de leitores e promovendo o acesso às variadas formas da arte e da cultura.

Os eventos escolares foram recheados de apresentações musicais e teatrais, contação, declamações, leitura de obras literárias, atividades de arte, entre outros. Os alunos puderam conhecer histórias da literatura infantil e infantojuvenil, com obras que reproduzem o cotidiano ou situações imaginárias.

“A 1° Feira Literária da Escola Municipal Ary Gomes de Marins promoveu o acesso dos alunos ao fazer artístico literário, estimulando a imaginação, o pensamento lúdico e abstrato, a intuição, a emoção e a percepção estética, através de leituras, apresentações teatrais, apresentações musicais, contações de histórias, exposições artísticas, produções de textos e poesias”, contou a diretora interina da unidade, Lu

Já a mostra da Escola Municipal Henrique Sarzedas teve como tema principal o renomado poeta brasileiro Vinícius de Moraes. “Essa culminância foi resultado do projeto de leitura trabalhado durante todo o ano letivo. O objetivo principal do projeto foi propiciar para nossa garotada as diversas formas da leitura, através de várias atividades lúdicas”, explicou a diretora Rosimeri Nogueira.

Na Escola Municipal Padre José Dilson Dórea, a feira uniu o cinema à literatura. “A feira estabeleceu uma ponte didática entre literatura e o cinema, incentivando o aprimoramento da leitura, analisando as diferenças nas adaptações do livro para o filme e vice-versa, além de desenvolver o senso crítico do aluno, considerando que a literatura e o cinema se relacionam em inúmeras possibilidades”, disse a diretora adjunta, Ana Luiza.

FLiRO – A Feira Literária das Escolas Municipais de Rio das Ostras reunirá os trabalhos literários realizados pelos alunos com exposições e atividades artísticas, em uma ação inédita no município. O objetivo será incentivar o gosto pelas práticas de leitura, tanto no universo escolar quanto fora dele, proporcionando a leitura como fonte de conhecimento, entretenimento, arte, cultura e lazer.

O evento disponibilizará, ainda, espaços literários e atividades culturais, além de palestras para os profissionais da educação. A ação será realizada no Camping Costa Azul e é aberta a toda comunidade escolar de Rio das Ostras.