Escolas de Rio das Ostras aderem campanha #paznasescolas

Diversas ações convidam a comunidade escolar a refletir sobre as atitudes cotidianas

“Vamos propagar o amor?”, com esta frase, a gestão da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras convocou toda a comunidade escolar para, nesta quinta-feira, 20, promover atos de gentileza com o próximo. Seja um bilhetinho, uma flor, m bombom ou um sorriso, tudo vale para demonstrar carinho e empatia.

Uma série de fotos dos alunos da Rede Municipal de Ensino com as frases motivacionais postadas nas redes sociais da Secretaria destacaram durante a semana que a escola é lugar de integração, de amor, de arte, de alegria e de construção de conhecimentos. Para a diretora do Núcleo de Gestão Pedagógica, Valéria Bragança, que desenvolveu a campanha, é muito importante que toda a comunidade escolar se lembre de que a escola é lugar de aprendizagem significativa. “XXX”

Logo cedo, na entrada do turno da manhã, a gestora da Escola Municipal Rio das Ostras, Valéria Almeida, reuniu alunos e responsáveis no pátio da Unidade para um ato em favor da paz. Leitura compartilhada e apresentações das crianças compuseram o momento.

Na região Norte da cidade, a Escola Municipal Simar Machado Sodré, que atende alunos de 1º a 5º ano de escolaridade, desenvolveu um projeto na Sala de Leitura a partir do livro “O Gentileza gerou gentileza”, de Santhiago Gomes de Almeida. Na ação, os alunos além de ouvir a história, desenvolveram flores de origami para oferecerem às pessoas, escreveram bilhetes e fizeram vídeos destacando o poder da gentileza no dia a dia, como contou a diretora geral da Unidade Alessandra Bastos.

Toda a comunidade da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, na parte central da cidade, também iniciou o dia com um de Paz no pátio da Unidade, reunindo alunos, professores e todos os colaboradores da escola. “Parabéns a todos os profissionais envolvidos pela sensibilidade e por realizarem este momento tão importante e significativo para toda comunidade educativa,  fortalecendo vínculos e promovendo o engajamento e sentimento de pertença entre todos”, disse a coordenadora das Orientadoras Educacionais do Município, Ana Luiza Mendes. Outras Unidades desenvolvem, ao logo de todo o dia, atividades diversificadas para reforçar os laços de amizade, paz e empatia nas escolas do Município.