Escola Agrícola promove intercâmbio de conhecimento com alunos da área rural

Projeto foi realizado na Praça de Cantagalo com apresentação de trabalhos desenvolvidos por alunos

A Escola M. Agrícola Carlos Maurício Franco realizou um dia especial de aprendizados com alunos da área rural do município. A Unidade Escolar promoveu, nesta quinta-feira, dia 3, a primeira edição do projeto Conexão Rural. A iniciativa, desenvolvida na praça de Cantagalo, apresentou os trabalhos produzidos pelos estudantes às demais escolas da região, proporcionado interação e compartilhamento do conhecimento.

A ação contou com a participação das escolas municipais Profª. Marinete Coelho de Souza e Rocha Leão. O público-alvo foram os alunos do 5º e 6° anos. “O Projeto Conexão Rural surge da necessidade de integrar e fortalecer o intercâmbio de saberes e experiências entre as escolas rurais de Cantagalo e de Rocha Leão. Uma forma de valorizar as trajetórias pedagógicas e estudantis desenvolvidas na zona rural do município de Rio das Ostras, destacando as potencialidades e refletindo sobre as carências da região, como forma de avaliar e buscar soluções para os problemas identificados”, explicou a diretora da escola agrícola, Solange Ferreira da Costa Mello.

Durante o evento, os alunos visitantes puderam conhecer os trabalhos pedagógicos realizados, entre eles os projetos “O lugar do olhar: linguagem fotográfica”, “Agroecologia em foco”, “Feira de Ciências” e “Cultura Maker e Robótica”.

Além dos estudantes, a atividade envolveu professores, equipes de apoio e as comunidades escolares da região. “A expectativa é instaurar uma rotatividade anual de eventos e atividades de intercâmbio promovidos entre as escolas, revezando a organização a cada ano”, completou a diretora Solange.