Educação propõe debate acerca da Síndrome de Down neste dia 21

Esta segunda-feira, 21, é dia de debater alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down

Para comemorar o Dia Internacional de Síndrome de Down, a gerência de Formação Continuada e a equipe de Educação Inclusiva promovem uma palestra com as professoras-doutoras Annie Gomes Redig e Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro, às 14 horas, no Teatro Municipal de Rio das Ostras.

Aberto aos profissionais e à comunidade em geral, de acordo com os organizadores, o momento pretende propiciar a discussão do conceito de inclusão de modo geral, incluindo as demandas da inclusão escolar. Um dos objetivos é, ainda, fomentar nas escolas da rede municipal ações relacionadas à inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down.

SD – A Síndrome de Down é uma falha genética, que acontece na divisão celular do óvulo, e resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia.  Segundo dados do Instituto de Geografia Estatística – IBGE, no Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com Síndrome de Down.

21 DE MARÇO – O Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3) foi criado para dar voz e visibilidade às pessoas que nasceram com a trissomia, e para defender o seu direito à inclusão em todas as esferas da sociedade, em igualdade de condições com os demais. Para 2022, a Down Syndrome International tem como tema gerador a pergunta: “O que quer dizer inclusão?”

PALESTRANTES – A professora Annie Gomes Redig é graduada em Pedagogia, fez especialização em Orientação Educacional e Pedagógica na Universidade Candido Mendes (2006 – 2007). É Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – ProPED / UERJ. Já atuou como professora de atendimento educacional especializado na rede pública do município do Rio de Janeiro nos anos de 2012 – 2015, tutora à distância do curso de Pedagogia do CEDERJ 2012-2017. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPED / UERJ e coordenadora da disciplina de monografia do curso de Pedagogia na modalidade à distância do CEDERJ / UERJ. É Chefe do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada, vice-coordenadora do grupo de pesquisa “Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais” e membro do Conselho Pedagógico da APAE-Rio.

A professora Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro é docente da UERJ, no Departamento de Educação Inclusiva e Continuada – Faculdade de Educação. Doutora (2017) e Mestre (2014) em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da UERJ. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2002) e em Gestão Pedagógica: Orientação e Supervisão Educacional pela Universidade Veiga de Almeida (2010). Coordenadora de Monografias do CEDERJ no curso de Pedagogia/UERJ. Membro do Conselho Institucional Pedagógico da APAE RIO. Consultora pedagógica da JNG (inclusão social de jovens e adultos). Pesquisadora FAPERJ (ACR). Integrante do Grupo de Pesquisa “Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais”, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ. Atuou como Professora de Educação Especial e Coordenadora da Divisão de Inclusão da Fundação de Apoio à Escola Técnica FAETEC (2002-2019).