Educação promove II Seminário de Alfabetização

Evento acontece nos dias 16 e 17. Inscrições para participação já estão abertas

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer promove o II Seminário de Alfabetização nos dias 16 e 17 de novembro. O evento é voltado para os profissionais que atuam no segmento de Anos Iniciais (1º ao 5º ano) da rede pública municipal de ensino de Rio das Ostras. A expectativa é que 400 servidores participem da iniciativa, que tem como objetivo valorizar o processo de formação continuada dos professores e contribuir para o resgate da aprendizagem dos alunos.

O primeiro dia de seminário acontecerá das 13h às 17h. A programação terá início com a palestra do Prof. Dr. Pedro Nogueira de Marins com o tema “Jogos de mesa para a alfabetização. Após, será a vez da explanação da Prof.ª Dra. Elizabethe Gomes Pinheiro – Bethmática sobre a importância do Letramento Matemático no processo de alfabetização.

Já no segundo dia, o cronograma será realizado das 8h às 12h. As atividades serão iniciadas com a palestra “Letramento Matemático à Luz da BNCC” do Prof. Dr. Calebe Motta seguida pela Prof.ª Dra. Jonê Carla Baião com a palestra “Formação de Leitores”.

“O II Seminário de Alfabetização vem consolidar as muitas ações que desenvolvemos em prol do sucesso de nossos alunos na aquisição da leitura e da escrita e no resgate da aprendizagem para os Anos Iniciais. Este ano, além da aquisição da leitura, da escrita, voltamos as palestras para o ensino da Matemática e utilização de jogos, com o intuito de fortalecer o trabalho para 2023”, explicou a coordenadora do evento, Elaine Ieker Costa.

Para garantir a participação, os profissionais devem realizar as inscrições até o dia 15 de novembro na página da Formação Continuada, disponível no Portal da Educação (https://educacao.riodasostras.rj.gov.br). Excepcionalmente, as inscrições das Assistentes de Alfabetização deverão ser por meio do e-mail formacao@edu.pmro.rj.gov.br, com informação do nome completo e CPF do servidor.

Vale destacar que, a fim de que todos os profissionais do público-alvo possam participar do evento dentro de sua carga horária, nos respectivos turnos do evento, em cada Unidade Escolar, não haverá aula nas turmas que atendem aos Anos Iniciais. Visando suprir a carga horária do aluno, alertamos para a necessidade da elaboração de Plano de Estudo correspondente a cada dia/turno do evento.

O evento acontecerá na Igreja Dignus Est, localizada na Avenida Nossa Senhora da Conceição, nº 245, Bairro Village.