Educação inicia aplicações das avaliações do SAERO para diagnóstico de alunos

Estudantes do 1º e 2º anos de escolaridade já realizam as provas

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer deu início às aplicações das provas do Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras – SAERO. A partir desta semana, alunos do 1º e 2º anos de escolaridade realizam a Avaliação Diagnóstica – primeira das três etapas executadas ao longo do ano. Os próximos a receberem o teste serão os estudantes do 5º e 9º anos. O objetivo é avaliar os conhecimentos com os quais os alunos ingressam no ano letivo, bem como as lacunas de aprendizagem que podem interferir no desenvolvimento das habilidades seguintes.

A previsão é que aproximadamente 7570 avaliações sejam aplicadas nesta primeira edição. “O Diagnóstico é o ponto de partida para o trabalho de toda a equipe pedagógica, pois ele possibilita refletir sobre as dificuldades detectadas, e assim definir e planejar ações que atendam as necessidades dos discentes.”, explicou a gerente de Avaliação Educacional, Melissa Colecto.

As avaliações dos alunos do 5° e 9º anos acontecerão na primeira quinzena de março. “Vale destacar que o SAERO é um trabalho em conjunto que envolve diversas equipes, desde a elaboração de questões, logística e aplicação dos testes, que é feita por professores de cada turma ou por aplicadores externos, com apoio das equipes gestoras das unidades escolares”, ressaltou Melissa Colecto.

Implantado em 2007, o SAERO consiste em uma avaliação sistêmica em larga escala, censitária e de proficiência. As avaliações auxiliam no estabelecimento de metas de desenvolvimento educacional e políticas públicas, promovendo, assim, melhorias das instituições municipais de ensino e do processo de aprendizagem.

TRÊS EDIÇÕES – O SAERO é composto por três avaliações desenvolvidas ao longo do ano letivo. A primeira, a Avaliação Diagnóstica, é aplicada no início do ano letivo e tem a finalidade de auxiliar professores e gestores no planejamento de intervenções iniciais, tendo em vista as informações obtidas sobre os conhecimentos e habilidades dos alunos.

A segunda, a Avaliação de Percurso, é aplicada no final do primeiro semestre, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos alunos, avaliando o quanto conseguiram evoluir ao longo do primeiro período.

Já a Avaliação Final permite verificar o processo de crescimento do aprendizado e a consequente qualidade da educação nas unidades escolares.