Educação disponibiliza simulados para o Saeb 2023

Testes são direcionados às turmas do 5º e 9º ano com questões de Língua Portuguesa e Matemática

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras investe em ações para repetir o bom desempenho da Rede Municipal de Ensino no Sistema de Avaliação Educacional Brasileiro (Saeb). As unidades escolares recebem, periodicamente, simulados direcionados às turmas do 5º e 9º ano. Os testes abordam questões de Língua Portuguesa e Matemática, visando à preparação dos alunos dentro das habilidades descritas no exame que indica parâmetros da educação em nível nacional.

Os simulados são produzidos por professores da Gerência de Avaliação Educacional. Seis testes já foram disponibilizados às unidades escolares com previsão de novos envios até a aplicação da prova, que será realizada entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro.

Cada simulado contém 10 questões de cada disciplina. Os professores recebem, ainda, o gabarito das questões com seus respectivos eixos e descritores. A recomendação é que os alunos realizem os testes e participem da correção coletiva das questões para o reforço significativo no processo de aprendizagem.

“Os simulados são ferramentas importantes no processo de aprendizagem dos alunos, pois além de os ajudar a fixar os conteúdos aprendidos, são um caminho para que entendam como se portar diante dos testes cognitivos do Saeb. Por isso, ressaltamos a relevância da adesão das escolas e dos professores para contemplar o bom resultado da Rede Municipal já obtido nos anos anteriores da avaliação”, destacou a gerente de Avaliação Educacional do Núcleo de Gestão Pedagógica, Melissa Colecto.

1º lugar da Baixada Litorânea – Na última edição do Saeb, realizada em 2021, a Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras conquistou o 1º lugar da Baixada Litorânea do Estado do Rio.

Dentre as 92 cidades fluminenses, o município ficou em 5º lugar nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano de escolaridade), com 6,2 de média, e em 7º lugar nos Anos Finais (6º a 9º ano), com a média de 5,5.

Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb adicionados às taxas de aprovação aferidas no Censo Escolar compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e são utilizados para monitorar o desempenho das escolas e das Redes de Ensino.