Educação apresenta balanço de desempenho dos alunos no SAERO Diagnóstico

Dados vão nortear a definição de metas e estratégias em ações conjuntas entre equipes pedagógicas

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer apresentou aos diretores das Unidades Escolares o balanço de desempenho dos alunos e das turmas de 5º e 9º anos apontado pela Avaliação Diagnóstica do Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras – SAERO. Os dados vão nortear a definição de metas e estratégias que possam garantir o aprendizado dos estudantes em ações conjuntas entre as equipes pedagógicas das escolas e da própria Secretaria.

A Avaliação Diagnóstica foi aplicada entre os meses fevereiro e março aos alunos do 1º, 2º, 5º e 9º anos. O objetivo é avaliar os níveis de conhecimentos e habilidades com que os estudantes iniciam o ano letivo. Os índices extraídos pela prova já estão disponíveis para consulta das escolas na Plataforma SIFAP – Sistema de Formação e Acompanhamento Pedagógico desde o dia 24 de março.

“Os dados nortearão a definição de metas e estratégias que possam garantir o aprendizado dos estudantes em ações conjuntas entre as equipes pedagógicas das unidades escolares e SEMEDE. O encontro entre gestores é de grande importância pois esse trabalho precisa estar alinhado com os planos de ação das unidades escolares para ações efetivas que garantam o aprendizado dos alunos, além de proporcionar momentos de integração entre as equipes”, destacou a coordenadora do Núcleo de Gestão Pedagógica, Valéria Bragança.

Dentre as ações pedagógicas promovidas pela SEMEDE está a disponibilização de Formações Continuadas para os professores do 5º ano com os Cursos “Descomplicando a Matemática e Descomplicando a Língua Portuguesa” , voltadas para as práticas da sala de aula e troca de experiências, além do projeto de reforço escolar on-line #BoraAprender+ que já está disponível para os alunos dos Anos Finais e em junho será ampliado para os alunos do 4º e 5º anos de escolaridade. Os projetos TOP 5 e TOP 9 estão em fase de elaboração e estarão disponíveis no segundo semestre.

SAERO – Implantado em 2007, o SAERO consiste em uma avaliação sistêmica em larga escala, censitária e de proficiência. As avaliações auxiliam no estabelecimento de metas de desenvolvimento educacional e políticas públicas, promovendo, assim, melhorias das instituições municipais de ensino e do processo de aprendizagem.

O SAERO é composto por três avaliações desenvolvidas ao longo do ano letivo. A primeira, a Avaliação Diagnóstica, é aplicada no início do ano letivo e tem a finalidade de auxiliar professores e gestores no planejamento de intervenções iniciais, tendo em vista as informações obtidas sobre os conhecimentos e habilidades dos alunos.

A segunda, a Avaliação de Percurso, é aplicada no final do primeiro semestre, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos alunos, avaliando o quanto conseguiram evoluir ao longo do primeiro período.

Já a Avaliação Final permite verificar o processo de crescimento do aprendizado e a consequente qualidade da educação nas unidades escolares.