Diretores eleitos das Unidades Escolares tomam posse para mandato até 2025

Cerimônia reuniu gestores de 48 Unidades Escolares do município para diplomação e assinatura do termo de posse

Momento ímpar na Educação de Rio das Ostras’. Esta foi a frase mais dita entre os presentes à cerimônia de Posse dos Diretores das Escolas Municipais, que ocorreu no Teatro Municipal Joel Barcellos, na noite desta quarta-feira, 12.

O Secretário de Educação, Maurício Henriques iniciou sua fala ressaltando que a comunidade escolar precisa ser ouvida. Disse que desde junho de 2018, tempo que está a frente da Secretaria Municipal de Educação, o diálogo é a principal estratégia da gestão. “Dos pilares da Gestão Democrática, este – a posse dos diretores eleitos – é somente um deles. A missão desta gestão é fazer com que o trabalho pedagógico aconteça da forma mais plena possível, ouvindo as demandas das Unidades. Sem distinção! Não importa se a escola está na zona urbana ou rural da cidade. Todos precisam ser escutados!” destacou o gestor da pasta municipal.

Uma das diretoras eleitas, Fernanda de Cácia, frisou que o trabalho na E. M. Elson Pinheiro é realmente facilitado pela gestão democrática implementada e que ao ouvir as demandas, a gestão consegue suprir as necessidades dos profissionais e alunos. Citou a extensa quantidade de jogos pedagógicos e recursos que as escolas receberam nos últimos anos e podem utilizar para fazer a Educação com autonomia. A diretora salientou ainda a importância e a intensidade do trabalho dos gestores de uma Unidade Escolar.

“São vidas em formação e mentes se abrindo para o mundo, a escola é a extensão da nossa casa e dos alunos também, por isso nós prezamos que seja um ambiente de amor. Muitas vezes, é ali que receberão o único colo de afeto, ali que receberão o único prato de comida saudável do dia, o único recurso de paz. É preciso sensibilidade para olhar além do que possamos ver,e é preciso ententer que o principal método é o amor”

Durante a cerimônia, a presidente da Comissão Especial Eleitoral, Waldinéia Barbosa, fez a cronologia do processo eleitoral e destacou que aproximadamente 60% de toda comunidade escolar riostrense participou da votação e pode escolher, por sua livre vontade, os gestores das Unidades Escolares. Tendo início em 2021, a construção de todo o processo eleitoral e a efetiva eleição para diretores foi promessa de campanha do prefeito Marcelino Borba a fim de garantir autonomia ao trabalho desenvolvido pelas Unidades Escolares do Município.

“Sempre quis que a eleição de diretores ocorresse em Rio das Ostras e que sempre disse que os diretores não tinham que temer esse processo. Quem faz um bom trabalho para a comunidade escolar é reconhecido! Agora, vocês tem carta branca para continuar a desenvolver a Educação no nosso município, sempre se inspirando em outros gestores que passaram por aqui e deixaram um legado muito positivo”, afirmou o prefeito Marcelino Borba.

Na abertura da cerimônia, destaque para a participação cultural da mediadora Nathalia Miguel, do Projeto Música e Educação. A primeira-dama do município, Adriana Borba e os vereadores Maurício BM, João Francisco, Robinho e Léo Tatá estiveram presentes à cerimônia.