Centro de Atendimento Especializado é entregue à população

As atividades do CEMAEE vão ser iniciadas com a estimulação precoce de alunos de 0 a 3 anos selecionados

Sonho concretizado em legado para a Educação Especial no Município! Assim pode ser definido o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Padre João Machado Evangelho – CEMAEE, inaugurado na manhã desta terça-feira, 19, que atuará em 12 frentes de trabalho diferentes, que vão da estimulação precoce de bebês de 0 a 3 anos, passando pelo ensino da linguagem de Braille e Libras ao desenvolvimento de atividades da vida cotidiana, para alunos da Rede Municipal de Ensino que tenham a indicação da equipe.

Durante a cerimônia, autoridades se revezaram em destacar o local como uma política pública de grande importância que está sendo entregue a população riostrense. Emocionada, a diretora do CEMAEE, Zuleika Zanuzzio, disse ter uma de enorme satisfação em partilhar o momento da inauguração de um sonho, que tem a participação de várias mãos.

“É um sonho coletivo que se torna realidade. A Educação Especial valoriza a diversidade e requer mudanças no modo de pensar, sentir e fazer a Educação acontecer e essa mudança não ocorre num estalo de dedos. Ser professor é também socializar inquietações e foram elas que nos motivaram e nos impulsionaram a algo novo. Necessitávamos de algo que favorecesse ainda mais o desenvolvimento de alguns alunos que enfrentam desafios maiores no processo de inclusão. Nós, professores da Sala de Recursos, somos ferramentas para que nossos alunos, assim como a lagarta, virem a borboleta e possam voar o tanto que consigam”.

Em sua fala, o Secretário Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques, destacou que a política pública educacional de Rio das Ostras é feita por servidores comprometidos e apaixonados pelo que fazem.

“Trabalhamos todos os dias por melhorias na Educação Municipal. Estamos com ônibus escolares novos, fazemos manutenções nas escolas, valorizamos o servidor, nos preocupamos com o bom ambiente escolar, entregamos uniformes e materiais escolares, ampliamos as rotas de ônibus, investimos cada vez mais no sistema de merenda, fiscalizando e cobrando, aumentamos as vagas de creches, com a ampliação de quatro creches e, no próximo mês, inauguraremos mais uma creche, no Âncora”, fez o retrospecto, e continuou: “Antes de 2018, eram de 15 a 18 servidores trabalhando na Educação Especial, hoje são 400 Auxiliares Educacionais e mais de 50 professores de atendimento Educacional Especializado especialistas e duas equipes multidisciplinares com fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogo e psicomotricista para fazer o atendimento. Agradeceu ao prefeito Marcelino Borba pela confiança e pelo apoio para a inauguração do espaço e a coordenadora da Educação, Cristiane Camacho, pela condução da política de Educação Especial do Município. E finalizou a fala destacando assertividade na escolha do nome do Centro de Atendimento Especializado. “O padre João fazia a inclusão nas missas dominicais, é muito justa essa homenagem”, destacou.

Ainda na cerimônia, padre Alexandre José de Albuquerque, lembrou que Rio das Ostras tem na sua história uma política educacional avançada e já reconhecida pelo Estado. “Quando vemos este espaço, esse sonho e pessoas apaixonadas pelo que fazem, merecem todo nosso respeito, toda consideração e aplausos e, mas mais do que isso, este espaço homenageia um grande educador. Desde 1978, o padre João abriu a paróquia da Nossa Senhora Conceição para a Educação e a Cultura, foi secretário municipal de educação e um grande defensor da cidade. É muito bom ver isso reconhecido ao ser dado o nome dele para este espaço democrático e de inclusão”, disse, emocionado.

Para o prefeito municipal, Marcelino Borba, os recursos da prefeitura tem que ser investidos para a melhoria da vida da população. “Vamos investir muito, vamos inaugurar mais equipamentos. É um projeto de cidade e todos estamos juntos! O que transforma é a Educação e onde tem verdade, o trabalho acontece. Agradeço a equipe da Educação que sempre trazem resultado e nos dão alegria”, sentenciou o gestor municipal.

Participaram do evento os vereadores municipais Maurício, BM, o líder do governo, João Francisco e Uderlan Hespanhol, além de todo o secretariado municipal.