Cardápios semanalmente divulgados no Portal da Educação

Você sabia que o Portal da Educação traz, semanalmente, os cardápios dos alimentos servidos para os 23 mil alunos da Rede Municipal de Ensino?

Os próprios estudantes, pais e responsáveis podem conferir o que foi planejado pelas nutricionistas da secretaria municipal de Educação para alimentar a garotada! A equipe de Nutrição Escolar, seguindo as premissas do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, formula os cardápios pensando em garantir a nutrição necessária para estimular a aprendizagem e a boa condição de saúde, assegurando a oferta de uma alimentação equilibrada. E, para estimular novas experiências alimentares, as nutricionistas da Horto Central Marataises – HCM, que atuam E. M. Enedina Fidelis Moreira, brincaram com os pequenos e propuseram introdução de novos alimentos na rotina escolar.

De acordo com um documento publicado pelo PNAE, compete ao nutricionista, segundo a Resolução FNDE/CD n⁰ 06/2020, planejar o cardápio da alimentação escolar de acordo com a cultura alimentar, o perfil epidemiológico da população atendida e a vocação agrícola da região, acompanhando desde a aquisição dos gêneros alimentícios até a produção e distribuição da alimentação. Além da descrição dos alimentos, o cardápio discrimina as maneiras de preparação, o quantitativo por pessoa de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais, dentre outros.

Para alinhar o trabalho com vistas à melhoria contínua do serviço, reuniões entre o secretário de Educação, Maurício Henriques, e as equipes de nutrição da secretaria e da empresa que presta serviço são feitas de forma recorrente durante o ano. No início do mês de março, em reunião presencial, o gestor da Educação Municipal afirmou que através de parcerias o serviço pode ser constantemente melhorado. Ressaltou que a equipe de nutricionistas da Semede verifica e fiscaliza o serviço prestado e que a empresa deve fazer a gestão dos alimentos oferecidos a fim de que a alimentação seja ofertada no padrão correto e que sejam evitados problemas que gerem notificações.