Caravana da Ciência traz conhecimentos e diversão para os alunos

Estrutura proporcionou espaço de aprendizagem interativo em quatro dias de atividades

A Caravana da Ciência Itinerante passou por Rio das Ostras e deixou um legado de conhecimento aliado à diversão. Durante quatro dias, a Praça Amaro Macabu, na Extensão do Bosque, foi palco de um espaço de aprendizagem interativo e dinâmico. A estrutura atendeu os alunos da Rede Pública Municipal e a população, que pode conferir e participar das atividades desenvolvidas. A ação foi uma parceria entre a Fundação Cecierj e a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

Dentre as inúmeras atividades propostas, a estrutura trouxe aos alunos experimentos de ilusão de ótica, simulador de geração de energia com bicicleta, caleidoscópios, exposição de animais peçonhentos, além do girotec – um giroscópio humano que simula ausência de gravidade. O objetivo foi proporcionar um ambiente de educação informal, onde o visitante tenha um contato lúdico e direto com a ciência.

“Eu adorei todas as atividades, principalmente a de ilusão de ótica porque parece mágica. A gente olha e parece que a imagem está se movendo, girando. Também gostei muito da exposição dos animais peçonhentos porque deu pra ver de perto a aranha, cobras, e isso não é muito comum”, contou a aluna Milena, da turma 303 da Escola Municipal Ary Gomes de Marins.

A diretora interina da unidade, Luciene da Cruz dos Santos, ressaltou a importância dos experimentos para os estudantes. “A experiência foi incrível para os nossos alunos pois essas investigações científicas, vinculadas ao nosso cotidiano, traz grandes benefícios para o indivíduo, a sociedade e para o meio ambiente. Nossos alunos aprendem e levam essas experiências para vida, desenvolvendo um ciclo de grandes vantagens”, comentou.

A caravana recebeu turmas de cerca de 30 unidades escolares municipais, incluindo os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “É sempre gratificante proporcionar novas opções de aprendizagens, principalmente quando elas são passadas de forma lúdica e divertida. A caravana deixou sua marca nos nossos alunos e em todos que participaram das atividades”, finalizou a coordenadora-geral do Núcleo de Gestão Pedagógica, Valéria Bragança.