Avaliação Saero ‘Percurso’ acontece nas Unidades

Os 9467 alunos do 1º ao 5º ano de escolaridade tem colocado a ‘caixola’ pra funcionar

Os alunos estão fazendo as provas do Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras nas Unidades Escolares em que estudam desde a volta às aulas, no início de agosto. Intitulada como ‘Percurso’, por ser aplicada na metade do ano letivo, a avaliação tem o objetivo de contribuir com a melhora da qualidade da Educação nas escolas da Rede Municipal de Ensino, oferecendo dados e indicadores que possibilitem intervenções positivas, formulação, reformulação e monitoramento das políticas públicas.

“Logo no início do ano, os alunos fizeram duas atividades diagnósticas, o Saero Diagnóstico e a Avaliação Diagnóstica feita pelos professores, cujos dados serviram de base para traçar planos e estratégias a fim de sanar as lacunas na aprendizagem dos alunos, aberta durante o período pandêmico”, afirmou o coordenador responsável pelo levantamento de dados e análise de desempenho dos alunos, Renato Louseiro.

De acordo com a responsável pela Gerência de Avaliação Educacional, Melissa Colecto, as avaliações são confeccionadas de acordo com o ano de escolaridade e cada uma delas tem uma quantidade de questões específicas, que abordam conteúdos ministrados aos alunos desde o início do ano. 

É importante destacar, inclusive, segundo a gestora, que além desta avaliação, os 3692 alunos matriculados no 1º e no 2º ano de escolaridade, foram submetidos a uma avaliação individualizada, aplicada por professores e coordenadores em junho e julho, antes do recesso escolar.

EXPORTANDO CONHECIMENTO – A subsecretária de Educação de Duque de Caxias, Myrian Medeiros e a diretora do departamento de Educação, Vilma Soares estiveram reunidas na quarta-feira, 10, com a gestão da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer durante a semana para conhecer mais o trabalho desenvolvido pela Gerência de Avaliação Educacional com o Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras.