Aprovados no EMEFRO recebem certificado de conclusão do Ensino Fundamental

Cerimônia reuniu cerca de 70 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Os alunos aprovados na primeira edição do Exame Municipal do Ensino Fundamental de Rio das Ostras – EMEFRO receberam certificados de conclusão da etapa educacional. A formatura, realizada na noite desta quarta-feira, dia 25, no Colégio Municipal Profª. América Abdalla, reuniu cerca de 70 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma cerimônia repleta de significados para os formandos, familiares e servidores presentes no evento.

Com direito à cerimonial e beca para fotos, a celebração marcou um momento ímpar para os estudantes que poderão dar continuidade às trajetórias acadêmica e profissional com a nova diplomação. A aluna Mirilene Bueno contou que retornou à sala de aula depois de 22 anos e agora sonha em ser psicóloga. “Passei por uma fase ruim, mas hoje sei que sou capaz. Minhas filhas que me inscreveram e achei que não iria conseguir, mas hoje estou aqui recebendo o meu certificado. E essa é a primeira de muitas formaturas. Vou continuar os estudos pois pretendo ser psicóloga”, declarou.

O processo de certificação conferida pelo exame foi desenvolvido pelo Núcleo de Gestão Pedagógica do Município. “Sabemos que a conclusão não é simples para os alunos da EJA. O exame foi uma oportunidade abraçada por toda equipe da Educação e por vocês alunos, que acreditaram no sonho de concluir essa etapa e seguir seus estudos. E não vamos parar por aqui: agora é a hora de ir para o Ensino Médio, e depois para faculdade e seguir o sonho de uma profissão. É um orgulho e uma emoção muito grande da gente em ver o potencial de vocês”, declarou a coordenadora-geral do Núcleo, Valéria Bragança.

O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques Santana, destacou a importância de oportunizar novas possibilidades aos alunos e ao município por meio da educação. “Para nós é uma gratidão vocês estarem aqui e ver os frutos do trabalho desenvolvido. Torcemos para que vocês sigam adiante e tão breve estejam concluindo o Ensino Médio, alçando novos voos, preenchendo as universidades, conquistando empregos melhores e crescendo dentro de toda a estrutura econômica que nosso município oferece”, destacou.

O EMEFRO – O exame, instituído em junho deste ano, foi direcionado aos alunos matriculados no Módulo II da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O objetivo da ferramenta é contribuir para a redução da defasagem escolar, possibilitando a conclusão do Ensino Fundamental e a melhoria da qualidade na oferta da EJA.

O processo avaliativo do EMEFRO foi composto por uma redação e duas provas objetivas, cada uma com 25 (vinte e cinco) questões de múltipla escolha. Foi considerado apto o aluno que atingiu pontuação mínima de 50% nas avaliações objetivas e 50% na redação.