Aplicação do Saeb se inicia nesta segunda-feira em Rio das Ostras

A partir desta segunda-feira, 22, os alunos de 5º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino começam a fazer as avaliações

do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), seguindo os protocolos de biossegurança para prevenção à Covid-19.

Na prova, são avaliadas as habilidades adquiridas em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas). Nesta edição do Saeb 2021, uma novidade: por amostra, estão sendo avaliadas também as habilidades em Ciências da Natureza e Ciências Humanas no 9º ano do Ensino Fundamental e as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática no 2º ano do Ensino Fundamental.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino possam ter avaliadas a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

Além das avaliações, o Saeb é composto também por questionários aplicados aos dirigentes municipais de Educação, diretores de escolas de Educação Básica e professores da Educação Infantil. A junção das informações apuradas por meio dos testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Em 2021, o Saeb avaliará cerca de 6 milhões de alunos da Educação Básica. Os estudantes de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental terão duas horas e 30 minutos para realização dos testes de Língua Portuguesa e Matemática e para responder ao questionário do estudante.

Os alunos com baixa visão terão atendimento especializado e contarão com 20 minutos adicionais ao tempo regular da avaliação, totalizando duas horas e 50 minutos, já aqueles com outras deficiências ou transtornos poderão realizar as provas e responder ao questionário em até três horas e 20 minutos.

O calendário com as datas de aplicação das avaliações nas Unidades Escolares pode ser consultado abaixo:

22/11 – E. M. MARIA GORETE VICENTE
23/11 – E. M. MARIA GORETE VICENTE JORGE
25/11 – E. E. DOM BOSCO MZ.
25/11 – E. M. JOÃO BENTO DUARTE NETO
25/11 – E. M. FRANCISCO DE ASSIS M. RANGEL
25/11 – E. M. JOÃO BENTO DUARTE NETO
25/11 – E. M. NILTON BALTHAZAR
26/11 – E. M. ROCHA LEÃO
29/11 – E. M. AGRÍCOLA CARLOS MAURÍCIO
29/11 – E.M. PROF MARINETE COELHO DE SOUZA
30/11 – CIEP BRIZOLÃO MESTRE MARÇAL MZ.
30/11 – E. M. FANY BATISTA ESTEVES
30/11 – E. M. INAYÁ MORAES D’COUTO
30/11 – E. M. JERÔNYMO MENDES DA COSTA
30/11 – E. M. PADRE JOSÉ DILSON DÓREA
30/11 – E. M. SIMAR MACHADO SODRÉ
01/12 – C. M. PROFª AMÉRICA ABDALLA
01/12 – E. M. ACERBAL PINTO MALHEIROS
01/12 – E. M. PROFª ROSÂNGELA DUARTE FARIA
02/12 – E. E. FAZENDA DA PRAIA MZ.
01/12 – E. M. MARIA TEIXEIRA DE PAULA
02/12 – E. M. VER. PEDRO MOREIRA DOS SANTOS