Aplicação do SAEB 2023 será entre os dias 7 e 17 de novembro

Provas são destinadas para as turmas de 5º e 9º anos

A aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB 2023 nas escolas municipais de Rio das Ostras ocorrerá entre os dias 7 e 17 de novembro. As provas são destinadas para as turmas de 5º e 9º anos. A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer ressalta a importância do engajamento das equipes gestoras das unidades escolares, dos professores e dos alunos para a adesão ao teste censitário que tem o objetivo de medir o nível de aprendizagem dos estudantes.

Ao todo, 3.721 alunos da Rede Pública Municipal de Ensino deverão realizar a prova. A CESGRANRIO, instituição aplicadora do teste, iniciou o contato com as unidades escolares para informar a data e horário da aplicação. Para receber o resultado do SAEB, a escola deve garantir a presença de 80% dos alunos matriculados no teste.

A prova do SAEB vai cobrar descritores das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Algumas escolas serão sorteadas para fazer testes de ciências da natureza e ciências humanas. Os estudantes deverão responder, ainda, os questionários sobre condição socioeconômica; participação da família; interação com professores e colegas em sala de aula; além de atividades pedagógicas desenvolvidas.

Já os diretores escolares e professores das disciplinas que serão avaliadas deverão responder a um questionário enviado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep. As perguntas contemplam o atendimento escolar; ensino e aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores. As respostas devem ser enviadas até o dia 17.

SAEB – O SAEB permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

Os resultados de aprendizagem apurados no SAEB adicionados às taxas de aprovação aferidas no Censo Escolar compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e são utilizados para monitorar o desempenho das escolas e das Redes de Ensino.

1º lugar da Baixada Litorânea – Na última edição do Saeb, realizada em 2021, a Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras conquistou o 1º lugar da Baixada Litorânea do Estado do Rio.

Dentre as 92 cidades fluminenses, o município ficou em 5º lugar nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano de escolaridade), com 6,2 de média, e em 7º lugar nos Anos Finais (6º a 9º ano), com a média de 5,5.