Alunos participam de live com o escritor Pedro Bandeira

Os alunos do 3° ano da Escola Municipal Prof.ª Marinete Coelho de Souza, em Cantagalo, tiveram um dia letivo muito mais que especial!

Nesta quinta-feira, 15, cerca de 30 estudantes participaram de uma live com o renomado escritor infanto-juvenil Pedro Bandeira. A ação, promovida e intermediada pelo professor Tiago Lapa Machado, faz parte das atividades voltadas ao processo de alfabetização dos educandos realizadas pela unidade escolar.

A ideia de realizar o contato dos alunos com o escritor surgiu com a dinâmica, desenvolvida pelo professor, de iniciar suas aulas com a leitura de livros, a fim de reforçar o processo de alfabetização e o interesse das crianças pelas obras literárias. Um dos livros trabalhados na metodologia foi a obra “O Fantástico Mistério da Feiurinha”, de autoria do Pedro Bandeira.

“Fiz o contato com o Pedro e sua equipe por meio do Instagram. O objetivo da ação foi encantar os alunos pelo processo da leitura, oportunizando o conhecimento e o acesso ao autor, que é tão importante e que faz parte da história de todos. Algumas crianças, inclusive, disseram que aquele tinha sido o melhor dia da vida delas. É sobre plantar uma sementinha para cultivar nas crianças futuros escritos e leitores ávidos”, contou o professor Thiago.

A transmissão ao vivo teve duração de cerca de 30 minutos. No primeiro momento, foi feita a apresentação da turma de alunos participantes e da equipe escolar. Durante a live, as crianças fizeram perguntas sobre o livro trabalhado em sala de aula e sobre as demais atividades do escritor, que por sua vez destacou a importância de participar da vida das estudantes por meio de suas obras, transformando realidades.

“A reação das crianças foi maravilhosa. Ter a oportunidade de conversar com um autor como o Pedro é muito gratificante. Ele foi extremamente querido, acessível e carismático. Essa atividade impulsiona o processo de alfabetização, pois não existe alfabetização sem leitura, com construção de gostos, hábitos e costumes”, descreveu o professor.

Incluindo as atividades relacionadas ao autor, uma tela de pintura com a imagem facial de Pedro foi pintada pelos alunos e apresentada durante a live. A coordenadora de Anos Iniciais da Gerência de Acompanhamento Pedagógico da Semede, Silviane Souza Rodrigues, destacou o trabalho realizado pela escola. “Juntamente com toda a equipe a pedagógica, a E. M. Profª. Marinete Coelho de Souza vem desenvolvendo um trabalho de excelência. É nítido a felicidade das crianças e do professor, que assim como tantos outros, é comprometido com a educação”, disse.

SOBRE O AUTOR – Pedro Bandeira é escritor brasileiro de diversos livros infanto-juvenis. Recebeu o Prêmio Jabuti e a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas. Durante sua trajetória, buscou recursos dentro da psicologia do desenvolvimento das crianças para compreender questões delicadas que envolvem o leitor infantil. Em o “Fantástico Mistério da Feiurinha”, livro trabalhado em sala de aula pelo professor Thiago, a suposta princesa chamada Feiurinha desaparece. A partir daí, acontece um reencontro entre as principais princesas dos contos de fadas. A obra, de 1986, foi adaptada posteriormente para o cinema.