Alunos ampliam conhecimentos sobre a Bacia Hidrográfica de Rio das Ostras

Estudantes da Escola Municipal Maria Gorete Vicente Jorge participaram da atividade promovida pelo Fórum da Juventude pelas Águas da Bacia Lagos São João.

No dia 24 de novembro é comemorado o dia do rio. Seja caudaloso ou um pequeno riacho, os rios são a principal fonte de água potável no planeta Terra. Eles são fundamentais para vida humana e para a fauna e flora. Aproveitando a data, por aqui, propomos uma reflexão sobre a importância de nossos recursos hídricos e, aproveitamos e fazemos um #tbt de uma atividade fantástica feita pelos alunos da Escola Municipal Maria Gorete Vicente Jorge.

No mês passado – outubro – os alunos da Unidade Escolar participaram de uma atividade externa sobre a Bacia Hidrográfica do Rio das Ostras. A bióloga do Departamento de Educação Ambiental – Semede, Flávia Silva de Oliveira Rangel e o Diretor do Centro de Defesa Ambiental da Semap, Gêneos Vidal da Silva e equipe, realizaram uma atividade ambiental com o objetivo de informar sobre os rios que compõem bacia hidrográfica municipal e o manguezal. De acordo com a bióloga, ao final da atividade, houve uma sensibilização ambiental sobre a importância de se preservar os rios e o correto descarte dos resíduos sólidos.

Segundo ela, uma saída de campo no entorno do Rio Jundiá ampliou os conhecimentos dos alunos sobre rios que da bacia hidrográfica e alguns conceitos passados no decorrer da palestra puderam ser reforçados.

FÓRUM DA JUVENTUDE PELAS ÁGUAS DA BACIA LAGOS SÃO JOÃO – A ação fez da preparação dos alunos para a participação no Fórum da Juventude pelas Águas da Bacia Lagos São João, no dia 19 de outubro, em Cabo Frio.

O evento, realizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, pretendeu disseminar a educação ambiental e fomentar o debate entre os jovens sobre o tema “Em busca da justiça socioambiental – uma abordagem sobre o saneamento, degradação, sustentabilidade e direito ambiental” para jovens de toda região.

Rio das Ostras das Ostras esteve representado pela professora de geografia Maíra Vieira e seus alunos. Para a professora, a vivência propiciou uma nova visão de ação no mundo. “Estou admirada com a organização e dinâmicas do evento. Nossos alunos participaram efetivamente e é uma esperança saber que os jovens estão mais sensíveis, mais engajados, mudando a visão e repensando as práticas cotidianas. Saio muito satisfeita com a sensação de missão cumprida!”.

Feliz, Carlos Eduardo, de 16 anos, disse que o momento superou as expectativas. “É muito importante preservarmos os rios e eles mostraram isso pra gente com brincadeiras, dinâmicas”